100 homens da Força Nacional desembarcam em Manaus para controlar a crise nos presídios

A primeira aeronave modelo C-99 com homens da Força Nacional aterrissou no Aeroporto de Ponta Pelada, no bairro Crespo, Zona Sul de Manaus, por volta de 2h55, com 29 pessoas a bordo.

Uma segunda aeronave modelo Hércules chegou com mais 71 homens. Ao todo, cem pessoas foram destacadas para compor a equipe que ajudará a controlar a crise nos presídios da capital amazonense.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazona (SSP-AM), a ideia principal é que o efetivo dê reforço na segurança do entorno, podendo dar apoio às barreiras, ajudar na recaptura de fugitivos, escolta e guarda de presos que eventualmente precisem se deslocar para algum tribunal, por exemplo.

Depois da morte de mais quatro detentos na madrugada de domingo (8), na Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, elevando o número de mortos no sistema prisional do Amazonas para 64, dos quais 56 na chacina do Complexo Penitenciário Anísio Jobim e 4 na Unidade Prisional do Puraquequara, o governador do Amazonas, José Melo, solicitou apoio da Força Nacional de Segurança Pública ao Ministério da Justiça.

Conforme destacou José Melo, o Comitê de Gerenciamento da Crise no Sistema Penitenciário, integrado pelas secretarias de Segurança Pública (SSP) e de Administração Penitenciária (Seap), tem adotado todas as medidas para contornar o problema, mas os acontecimentos registrados na madrugada deste domingo o levaram a decidir pelo pedido de apoio.

Na madrugada, uma rebelião na Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, no centro de Manaus, terminou com a morte de quatro detentos.

O presídio foi reativado em regime de urgência para receber presos transferidos de outras unidades e que estavam ameaçados de morte.

Artigo anteriorPrefeitura aponta queda da malária em principais locais de risco
Próximo artigoAcerto de conta – Pedreiro é morto com um tiro na nuca na saída de bar