1º BIS festeja Dia dos Oficiais da Reserva com solenidade militar

O 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS) festejou, sábado, 05, o Dia do Oficial da Reserva  com a presença de pelo menos 300 oficiais R2 em solenidade essencialmente militar, com desfile, descerramento de placas e homenagens à categoria. Após as cerimônias houve um almoço de congraçamento oferecido aos homenageados e seus convidados pelo comandante do batalhão, coronel Alexandre dos Passos de Araújo .

A festividade contou com a presença do comandante da 12ª Região Militar,  (12ªRM), general de divisão, Antônio Maxwell de Oliveira Eufrásio, que enalteceu não só a condição dos oficiais da reserva formados pelos diversos CPOR’s/NPOR’s mas, também, a importância das Forças Armadas do Brasil de reforçarem seus efetivos com oficiais temporários que, depois de prestarem seus respectivos serviços militares, retornam à vida civil.

Já o comandante do 1º BIS falou da necessidade de suprir os claros existentes nos quadros do Exército com a convocação de oficiais temporários para o comando de pelotões, companhias e outras funções técnicas.

O general Eufrásio fez questão de destacar que, ao longo da história, os oficiais amazonenses da reserva do Exército Brasileiro tem se destacado pela competência e qualidade militar nos cargos, funções e, sobretudo, nas missões que lhes são confiadas.

Ele destacou, também, que, não raras vezes, oficiais da reserva que optaram pela forças auxiliares, como a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, fizeram carreiras brilhantes, inclusive, no comando-geral de suas respectivas corporações, à exemplo do coronel Bombeiro, Franz Alcântara e dos coronéis PM Abmael Araújo, Haildo Jarbas, Cláudio Emílio Matos, José Olívio, Mael Rodrigues e Romeu Pimenta de Medeiros.

O almoço foi patrocinado pelo próprio Comando do 1º BIS, Unidade anfitriã do evento.

Vale lembrar que alguns ex-oficiais da reserva foram agraciados com a medalha Correia Sampaio, patrono dos oficiais R2, a exemplo dos tenentes Orlando Cruz, 1º lugar da turma de 71 e tenente Maia, também, 1º lugar da turma de 72.

Paulo Yank, Mitsuro Inoue, Matos, Araújo, Barbosa, C. Branco, Alcântara, Clocy Santos, Olívio, Pimentel, Silva, Praia – todos tenentes da turma de 72 -, entre tantos oficiais, marcaram presença ao evento.

12

20

13 14 15

7 8 9 10 11

3 4 5 11

Artigo anteriorQuatro crianças sírias morrem e 25 ficam feridas em bombardeio a creche
Próximo artigoUnidades Móveis reforçam a campanha Novembro Azul