O bilionário Peter Thiel, que fundou com Elon Musk o sistema de pagamentos PayPal, e é membro do conselho do Facebook, falou nesta semana durante um evento online sobre diversos tópicos da tecnologia – e expressou opiniões polêmicas.
Ele atacou a China, disse que teme que empresas como o Google estejam auxiliando o exército chinês com a entrega de tecnologia avançada, como de inteligência artificial.
Bitcoin
Mas falou também sobre bitcoin, e como ele acredita que a criptomoeda, ao enfraquecer o dólar, possa ser usada pela China como um tipo de “arma financeira”.
As informações são do site Insider, especializado na cobertura do mercado financeiro e de tecnologia.
“Apesar de eu ser um pouco a favor das criptos, e do bitcoin, eu penso se o bitcoin não deveria ser pensado parcialmente como uma arma financeira chinesa contra os Estados Unidos”, disse Thiel.
“O bitcoin ameaça a moeda emitida por bancos centrais, especialmente o dólar americano, e China quer fazer coisas para enfraquecer o dólar. Se a China quer bitcoin, talvez os Estados Unidos devessem estar fazendo algumas perguntas mais difíceis sobre exatamente como ele funciona.”