“Estou muito feliz. Minha cara não está muito, não, mas eu estou. Meu coração está explodindo de felicidade”. Com o rosto desfigurado, mas sorridente, Júnior Cigano definiu seu retorno ao UFC, depois de mais de um ano afastado, instantes após a vitória sobre o Stipe Miocic, em Phoenix, nos EUA.
O brasileiro sofreu com o rival, mas conseguiu reagir e levar a melhor, em combate aberto, que deve ter agradado quem foi ao US Airways Center. A Dana White, ao menos, sim, já que o chefão do UFC escolheu os dois lutadores para levarem o bônus de ‘Performance da Noite’ no evento.
Em cifras, a honraria vale ao bolso de Cigano 50 mil dólares, ou R$ 132 mil. Fora o salário que ele ainda receberá. Não era isso, porém, que parecia fazer o ex-campeão dos pesados sorrir na entrevista coletiva deste sábado. A vitória, depois de tanto tempo afastado, pareceu tirar um peso de suas costas.
“Depois de um ano muito duro, consegui voltar e ganhar. Eu estou de volta. Estava até nervoso, o que não é mais normal para mim. Acho que pelo tempo que fiquei fora. Mas, nas próximas lutas, estarei melhor”, disse o brasileiro, que não luta desde outubro de 2013, quando perdeu para Cain Velásquez.
A última derrota, um massacre para o atual campeão dos pesados, afastou um pouco Cigano da corrida pelo título. Depois de uma luta bastante apertada contra Miocic, ele reconhece que ainda não é hora de pensar em recuperar o cinturão – até porque Fabrício Werdum já tem garantida essa chance.
“Não estou pensando sobre título agora”, afirmou. “Mas o que o UFC quiser de mim, quem eles decidirem (que será o próximo adversário), vai ser um prazer lutar. Essa luta mostrou muitas coisas boas sobre nós dois (ele e Miocic). Fiz o meu melhor, eu ganhei de um grande atleta. É isso”, seguiu.
O equilíbrio no combate fez, inclusive, que alguns questionassem a vitória de Cigano, decidida em pontuações de 48-47 e 49-46 dos juízes. “Perdi o segundo round, com certeza. Mas acho que, nos outros, fui melhor. Foi uma luta apertada, mas acho que venci”, analisou Cigano.
Dana White discordou das pontuações, mas concordou com o resultado final. “Odeio responder essas perguntas, mas vou. Vi Cigano vencendo. Miocic foi incrível, mas em uma luta como essas, você tem que vir com tudo no quinto round. Você tem que querer ganhar a luta no quinto round”.