O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, recebeu, na noite desta sexta-feira, 06, homenagem da Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas (FJJAM), durante a premiação dos Melhores do Ano de 2014, que reconheceu o esforço de atletas, de todas as idades, de 300 categorias da modalidade.
Os introdutores do esporte no Amazonas, mestre Osvaldo Alves e Raizon Gracie, que mora no Rio de Janeiro e não esteve presente, também foram homenageados pela importância que tiveram para difundir a prática da arte marcial no Estado. Após receber um certificado de reconhecimento, o prefeito falou da sua trajetória no esporte.
“É uma homenagem ao passado. Homenagem por eu ter sido talvez a primeira pessoa que lutou jiu-jítsu aqui contra um campeão de judô, peso pesado, campeão universitário brasileiro, e eu levei a melhor. As pessoas começaram a ter a curiosidade. Então, veio o mestre Raizon Gracie, que trouxe muito avanço e depois o mestre Osvaldo, que deu a organização final. Eu tenho muito orgulho disso, porque hoje é um esporte de massa”, contou.
Para o mestre Osvaldo Alves, o maior presente é ver o Amazonas se destacando no cenário nacional e internacional do esporte. “Eu só posso me sentir muito feliz com essa homenagem maravilhosa dos atletas do jiu-jítsu. Há quase 40 anos nós trouxemos o esporte para cá, juntamente com o prefeito Arthur Neto e o Raizon Gracie e hoje Manaus é a grande meca do jiu-jítsu do Brasil, que bom que isso está acontecendo de maneira luxuosa”, destacou.
Todos os anos, a FJJAM realiza os Melhores do Ano para incentivar e reconhecer o esforço dos atletas que competiram em alto nível e mostraram qualidade na luta, independentemente de vitórias. “Isso é tipo um Oscar do Jiu-Jítsu. O atleta compete o ano todo, ganha e perde, mas vai angariando pontos e, no final, faz-se uma somatória para saber quem foi o melhor em cada categoria. O atleta vai poder ter isso para o resto da vida e mostrar que naquele ano, ele foi o melhor. É um certificado que vale patrocínio e ele consegue outras coisas através desse reconhecimento”, lembrou o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Elvys Damasceno, que também esteve presente na cerimônia.