Vereadores de Manaus deliberam sobre Projeto que combate cyberbullying

Está sendo discutido na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei n⁰. 593/ 2021, de autoria do vereador Peixoto, líder do Pros na Casa. O PL institui o dia 3 de agosto como o “Dia de conscientização e combate ao Cyberbullying”, com o objetivo de conscientização, prevenção e combate à prática do crime.

O projeto foi deliberado durante o pequeno expediente da Casa, na última quarta-feira (15/02), e recebeu parecer favorável dos vereadores. Para o autor do projeto, a ideia é popularizar o termo que, apesar de ter ganhado destaque, ainda faz-se necessário ampliar o debate e, assim, impulsionar uma maior conscientização.

“O cyberbullying é real, é perigoso, gera efeitos graves às vítimas e necessita ser falado entre crianças e adolescentes e entre os pais. É necessário combater e só através do conhecimento é possível identificar o ato do crime e, em especial, ajudar quem está sendo vítima”, justifica Peixoto.

Uma pesquisa realizada pela Microsoft demonstrou que 43% dos brasileiros já se envolveram com a prática de bullying pela internet. Já o Instituto de Pesquisa Ipsos aponta que o Brasil é o 2º país com mais casos de cyberbullying contra crianças e adolescentes. Especialistas indicam a educação e conscientização do fato como formas de trabalhar vítimas e agressores e assim combater a prática de tal crime.  

“A internet é, sem dúvida, uma das tecnologias mais interessantes e que é aliada ao trabalho e à educação, mas assim como tudo, sem controle ou em excesso, pode trazer consequências desastrosas. E como parlamentar, como representante do povo, o que posso fazer para contribuir com a melhora da sociedade é propor leis de conscientização e combate. Esta é a ideia do projeto”, enfatiza o vereador.

Com a aprovação em plenário, o PL segue agora para a 4ª Comissão de Educação.

Sobre Cyberbullying

O Cyberbullying é o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou um grupo, com a intenção de prejudicar, intimidar, agredir, causar dor, angústia ou humilhação à vítima.

A incidência maior de casos de cyberbullying ocorre entre os adolescentes, porém há um número considerável de jovens adultos que utilizam essa prática criminosa.

Artigo anteriorAmom Mandel integrante do Gabinete Compartilhado propõe tornar crime o aumento abusivo de preços em ocasiões de emergência
Próximo artigoEx-presidente da Câmara Municipal de Nhamundá é multado em R$ 122,7 mil pelo TCE-AM