Visita a Riad abre portas do mundo árabe à Ucrânia, diz Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou à Arábia Saudita nesta sexta-feira (19). Em sua primeira visita ao país, ele afirmou que está pronto não somente para estender as relações bilaterais mas também usar as conexões com Riad como uma porta para o Oriente Médio e norte da África.

“Começando minha primeira visita ao Reino da Arábia Saudita para fortalecer as relações bilaterais e os laços da Ucrânia com o mundo árabe”, comentou Zelensky em sua conta oficial no Twitter.

O líder ucraniano afirmou que outros assuntos devem ser abordados entre ele e o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, que também é primeiro-ministro. “(vamos falar sobre) prisioneiros políticos na Crimeia e territórios ocupados temporariamente, o retorno de nosso povo, Fórmula da Paz e cooperação energética. A Arábia Saudita desempenha um papel significativo e estamos prontos para levar nossa cooperação a um novo nível”, completou.

A visita oficial à Arábia Saudita deve se seguir a uma participação no G7, o encontro que reúne os líderes de algumas das maiores economias do mundo. A expectativa é que ele viaje ao Japão, onde acontecerá a cúpula, neste domingo (21).

A participação de Zelensky em Hiroshima seria a primeira visita à Ásia desde que a Rússia invadiu o território ucraniano, em fevereiro do ano passado. O G7 ocorre enquanto Kiev continua a buscar apoio militar de seus parceiros ocidentais antes de uma contraofensiva altamente antecipada e que, para algumas fontes, já vem acontecendo de maneira enviesada.

Artigo anteriorCúpula do G7 começa a se reunir nesta sexta (19)
Próximo artigo‘Dia D’ de multivacinação, Manaus terá mais de 200 salas de vacina abertas no sábado