O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse em entrevista a jornalistas, que sua pasta projeta uma “surpresa” para a inflação acumulada deste ano. Segundo o petista, o índice deve ficar em 5,6%.
“A inflação vai surpreender para menos. Nossa projeção de inflação é menor do que a inflação projetada pelo mercado. Nós estamos com uma taxa de inflação projetada em torno de 5,5%. O mercado está com uma taxa de 6%”, disse.
Na sequência da entrevista, o ministro confirmou que a Fazenda trabalha com o índice em 5,6%.
A projeção mais recente do Boletim Focus, realizado pelo Banco Central (BC) com colaboração de economistas, indicou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficará em 6,03% ao fim de 2023.
O dado foi mencionado pelo ministro em meio a comentário sobre trecho do marco fiscal que “altera” o cálculo da inflação. A limitação do crescimento das despesas será aferida com base no IPCA registrado nos 12 meses anteriores a junho. Atualmente, a referência é tomada pelos 12 meses anteriores a dezembro.
Haddad também comentou as projeções da pasta para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o ministro, as taxas ficariam entre 1,8% e 2%.
“A Secretaria de Política Econômica está projetando o crescimento para 1,9%. O trimestre foi relativamente bom — bom é crescer muito, mas relativamente surpreendeu os economistas. A gente entende que temos condições de fechar o ano entre 1,8 e 2%”, disse.