O ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, disse hoje (12) que as alterações feitas no Congresso nas medidas provisórias (MP) do chamado ajuste fiscal farão o governo deixar de economizar R$ 100 bilhões em um prazo de dez a 15 anos.
“Esse conjunto de alterações feitas durante o período de tramitação nas comissões, reduz em quase a metade a economia nos próximos dez anos. Não se pode dizer que reduz a metade inicialmente, porque as medidas têm um efeito bastante diferenciado.
Medidas de longo prazo foram as que foram retiradas e medidas de médio e curto prazo foram mantidas. A economia no curto prazo quase que se mantém, no médio e no longo é que teve uma mudança significativa”, disse.
regras para o acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial e ao seguro-defeso. “Eu vim fazer uma reunião com a bancada do PP a respeito da Medida Provisória 664. Foram várias modificações na relatoria que amenizaram os efeitos do ponto de vista social da MP, e eu vim esclarecer para a bancada como fica [a medida] e como será votada amanhã”, explicou o ministro para quem a votação do partido será favorável a aprovação.