O Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Amazonas (Detran-AM), apreendeu na madrugada desta quinta-feira (02), 82 veículos, dos quais 74 motos e 8 carros que participam de “rachas” na Avenida Coronel Teixeira no bairro Ponta Negra, Zona Oeste. Uma moto placa PHE-9335 que havia sido roubada na noite de quarta-feira (01) foi recuperada.
Durante blitz um motociclista identificado como Wellington Rodrigues da Silva (23) foi preso após furar o bloqueio e atirar contra os agentes do Detran-AM. O disparo atingiu uma pessoa que estava sendo abordado pela equipe no momento.
Policiais Militares da Força Tática que estavam no local reagiram à ação do suspeito que foi capturado depois de atingido no ombro pelos policiais. Os dois foram encaminhados para o Hospital 28 de Agosto e passam bem. O caso foi conduzido ao 19° Distrito Policial (DIP), localizado no bairro Compensa.
Wellington Rodrigues da Silva estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada desde outubro de 2014, ele responderá por tentativa de homicídio e participação de “rachas”. O crime previsto na Lei n°12.971 pode resultar em detenção de até 10 (dez) anos e multa de R$ 19.145 (dez vezes o valor da multa por dirigir embriago que é de R$ 1.915,40) esse valor pode ser dobrado em caso de reincidência no prazo de 12 (doze) meses. Todos os motoristas envolvidos no “racha” terão o direito de dirigir suspenso por um prazo de 10 anos. Os veículos apreendidos durante a operação foram encaminhados para o parqueamento do Detran-AM e só serão liberados após a conclusão do inquérito policial.
A intensificação das operações do Detran-AM, nas principais vias de Manaus, faz parte do planejamento estratégico do Governo do Estado do Amazonas para fortalecer a fiscalização das leis de trânsito. Leonel Feitoza destaca ainda a importância do apoio que o órgão vem recebendo da Policia Militar, além do Batalhão de trânsito.