Sucesso de público, com mais de duas mil visitas em menos de um mês, a exposição “A Evolução do Vestido na França da Idade Média até os anos 50” será prorrogada por mais esta semana no Paço da Liberdade.
Além disso, a mostra vai integrar a programação das comemorações da Festa Nacional Francesa, que será realizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com a Aliança Francesa, nos dias 11 e 12 de julho (sábado e domingo), dentro e ao redor do Paço, no Centro Histórico.
A exposição conta com 13 bonecas de 60 centímetros de altura que, por meio das suas vestimentas, refletem os principais períodos da história do país europeu.
Toda a indumentária foi baseada em pesquisa histórica e etnográfica da França e nasceu a partir de uma pesquisa sobre moda da figurinista Fernanda Gomides.
A mostra foi inspirada nas “Pandoras”, bonecas feitas por Madame Montespan, concubina do Rei Luís XVI, que tinha como objetivo mostrar o que ocorria no mundo da moda da França no século XVII.