Atividades plenárias do segundo semestre da Câmara Municipal de Manaus (CMM) retomam na próxima segunda-feira (13) após o recesso parlamentar iniciado no dia 24 de junho. Um dos projetos em que os vereadores deverão se concentrar no primeiro dia de atividades será a análise e aprovação da proposta de reajuste de 9,5% da data-base dos salários dos professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), como informou o presidente da Casa Legislativa, vereador Wilker Barreto (PHS).
A votação do projeto no primeiro dia de atividades plenária do segundo semestre legislativo, como ressaltou, ficou definida na sessão plenária do dia 23 de junho, último dia de sessão antes do recesso parlamentar. A mensagem do Executivo Municipal já está na Casa Legislativa para ser deliberada e analisada pelos vereadores.
O líder do Governo Municipal, vereador Elias Emanuel (PSB), lembra que mesmo que o reajuste dos professores tivesse sido encaminhado e aprovado na última sessão do primeiro semestre, não daria mais para efetuar o pagamento em junho, uma vez que a folha fecha no dia 10 de cada mês. Por isso ficou definida a votação para a retomada dos trabalhos.
O reajuste dos professores será pago em duas parcelas: a primeira, de 4,5%, sairá no mês de julho, com valor retroativo à data-base de 1º de maio, e a segunda, de 5%, será paga a partir de 1º de Outubro. O auxílio alimentação, de acordo com a proposta encaminhada pelo Executivo à CMM, será de R$ 220 aos que cumprem a jornada de trabalho semanal de 20 horas e de R$ 330 para os de 40 horas semanais.