Agosto Dourado começa com a Hora do Mamaço em Manaus

O Agosto Dourado, uma estratégia de visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), teve início neste sábado, 1º, no Largo São Sebastião, Centro, com a “Hora do Mamaço”, reunindo aproximadamente 50 mães e seus bebês em um momento de aleitamento livre.

“O agosto dourado faz parte do calendário de Manaus e essa cor foi escolhida pela associação ao ouro, indicando o padrão ouro que o leite materno representa para a qualidade de vida das crianças, da mãe e da família”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

A mobilização chamou a atenção da sociedade para a importância da amamentação com atividades em várias frentes, começando com a Hora do Mamaço, a primeira chamada pública para a programação extensa preparada pela Semsa para sensibilizar a população. “A ideia é falar da importância da amamentação e do apoio às mães para a manutenção do aleitamento materno. O tema desse ano é ousado com a mulher trabalhadora que amamenta, por isso incluímos entre as ações, atividades no Polo Industrial de Manaus. Nossa ideia é sensibilizar as empresas para que apoiem as mães nesse momento maravilhoso da vida de seus filhos”, adiantou a chefe do Núcleo da Criança e do Adolescente da Semsa, Ivone Amazonas.

As mães se reuniram na escadaria do Teatro Amazonas e amamentaram seus filhos, dando visibilidade para o gesto. “Penso que mesmo trabalhando e estudando, tenho que amamentar meu filho, pois é um gesto de amor e de vida. Sou muito feliz em dizer que eu amamento meu filho até hoje, aos nove meses, além de ter muito orgulho de ser doadora do banco de leite. Aproveito para convidar as mulheres que têm excesso de leite para que façam parte dessa família de mães doadoras”, disse Karolin Natasha, 23 anos, estudante do curso de enfermagem, que descobriu o serviço de captação de leite na maternidade onde teve seu filho.

Semana Mundial

Na segunda-feira, 3 de agosto, haverá a abertura oficial da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2015, na Maternidade Moura Tapajóz, às 8h30, com o tema “Amamentação e Trabalho – Vamos Fazer Funcionar!”, da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) – rede mundial de organizações e indivíduos que acreditam que a amamentação é um direito de todas as mulheres e crianças e que se dedicam a proteger, promover e apoiar esse direito.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Maternidade Moura Tapajóz receberam decoração alusiva à campanha, com laços e adereços dourados para chamar a atenção da população para o aleitamento materno.

Artigo anteriorBandidos que balearam PM em tentativa de assalto fogem em carro de policial civil
Próximo artigoAvenida das Torres começa a receber iluminação de LED