A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas (OAB/AM), realiza neste domingo (13) a segunda fase do XVII Exame de Ordem Unificado. No Amazonas, 894 candidatos estão habilitados a fazer a prova, que será aplicada na Universidade Paulista (Unip), a partir de 12h, horário Manaus. O portão estará aberto a partir das 11h.
Segundo o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/AM, Caupolican Padilha Júnior, foram 782 pessoas aprovadas na primeira fase do XVII exame, e 112 que solicitaram reaproveitamento da primeira fase do XVI exame.
A prova prático-profissional será composta por uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas, sob a forma de situações-problema. Esta fase é de caráter eliminatório e o candidato opta por uma das áreas do Direito, no ato da inscrição: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e do seu correspondente Direito Processual.
Os candidatos devem conferir a sala de prova no cartão de confirmação, disponível no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV) (http://oab.fgv.br). Para fazer a prova, deverem levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, e documento de identidade original com foto.
De acordo com Caupolican Padilha, o resultado preliminar será divulgado no dia 06 de outubro, no site da FGV. O resultado definitivo será divulgado no dia 23 de outubro.
A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme previsto no artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.