Uma multidão se reuniu nesta quinta-feira (9) para dar o último adeus a Muhammad Ali, lenda do boxe mundial, que morreu no fim de semana passado, aos 74 anos de idade. A cerimônia fúnebre de hoje é a primeira das programadas para ocorrer até o enterro do ex-pugilista em sua cidade natal, Louisville.
Além de membros de sua família, cerca de 14 mil pessoas assistiram à cerimônia, em Louisville. O funeral seguiu as tradições muçulmanas e ocorreu no Freedom Hall, arena onde Ali lutou pela última vez em 1961. Com duração de 30 minutos, o rito foi celebrado pelo imã Zaid Shakir e contou com a presença de ativistas de direitos civis, como Jesse Jackson, e um dos maiores empresários dos Estados Unidos, Don King.
No entanto, a cerimônia fúnebre mais suntuosa para Muhammad Ali ocorrerrá amanhã (10), no KFC Yum Center, de Louisville, com vários líderes políticos, como o rei da Jordânia, Abdullah II, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e o ex-presidente norte-americano Bill Clinton. O atual presidente dos EUA, Barack Obama, não comparecerá ao ato, que coincide com a formatura da sua filha Malia.