O coronel PM, Augusto Sérgio Farias Pereira, é o novo comandante da Polícia Militar. Ele assumiu a vaga deixada pelo corornel PM, Marcus James Frota, que pediu afastamento no dia 11 do mês depois de ter seu nome citado na “Operação Quintessência” da Polícia Federal.
Depois de afastado Frota foi substituído interinamente por Rubens de Sá Soares, que resolveu deixar o comando para voltar ao Tribunal de Justiça do Amazonas, onde sempre esteve na Casa Militar daquela corte de justiça.
O novo subcomandante será o coronel PM Euler Carlos de Souza Cordeiro.
Marcus James Frota, de acordo com nota emitida no mês passado, estava pedindo afastamento do comando da PM para “dar mais credibilidade ao inquérito policial” no qual seu nome “é citado”.
O ex-comandante é citado no inquérito da operação “Quintessência” que investiga o vereador de Manacapuru Anderson José Rasori, o “Paraná”, Tancredo de Castro Soares, ex-secretário estadual de Saúde, os empresários Orsini Jr. e Francisco Sampaio Nunes, o Chaguinha, além de vários coronéis PM que estariam envolvidos num esquema de acordo com a PF de compra de votos para a candidatura de José Melo, no 1º e no 2º Turnos da eleição de 2014, tendo movimentado em torno de R$ 52 milhões.
Frota, também é citado nas investigações que apuram a morte do militante do PDT Alexandre César Ferreira Gomes, 33, o “Alex” que teve o corpo encontrado dia 16 de fevereiro num matagal do Puraquequara, Zona Leste de Manaus.
Alex, seria foi o autor intelectual do protesto na abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Estado, quando outro militante, Hinaldo de Castro Conceição, 20 anos, jogou xerox de notas R$ 100 no governador José Melo, quando ele dava uma coletiva a imprensa.