A equipe, formada por servidores do TRE-AM e Policiais Militares, partiu da sede de Novo Aripuanã, às 10h da manhã deste sábado, com destino à Escola Municipal Fortaleza do Norte, para assegurar o direito ao voto de eleitores inscritos naquela localidade.
Os eleitores de Novo Aripuanã decidirão, neste domingo (4), quem será o novo prefeito e vice-prefeito em eleição suplementar agendada pelo Tribunal Eleitoral. Dois candidatos disputam o cargo. São eles: Jocione dos Santos Souza (PSDB) e Hilton Laborda Pinto Junior (PMDB). O chefe de cartório eleitoral, Arlem de Almeida Martins, confirma que 12 mil eleitores estão aptos a ir às urnas, em 36 seções eleitorais do município.
A eleição suplementar em Novo Aripuanã deverá resolver a instabilidade política e administrativa que o município enfrenta desde 2016, quando o candidato a prefeito que recebeu mais votos, Aminadab Meira Santana (PSD), teve seu registro de candidatura negado pelo TSE, pela prática de ato doloso de improbidade administrativa, reconhecido por decisão do Tribunal de Contas do Estado.
Segundo o TCE/AM, a prestação de contas de Aminadab Santana, referente ao exercício de 2011, continha uma série de irregularidades que, dentre outras sanções, levaram a Corte de Contas a reconhecer a inelegibilidade do candidato pelos próximos 8 anos, de acordo com a Lei da Ficha Limpa.
Nina Santana, como é mais conhecido no município, teve seu registro de candidatura negado pelo TRE-AM, recorreu a todas as instâncias da Justiça Eleitoral, sem conseguir uma decisão favorável, ao passo que foi finalmente afastado no dia 21 de novembro de 2017, por uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral.