Cônsul brasileiro na Austrália é exonerado após criticar Moro

247 – Valmor Gomes Morais, cônsul honorário do Brasil na região de Queensland, na Austrália, foi exonerado do cargo nesta quinta-feira (18), menos de uma semana após de ter feito críticas ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, em seu perfil pessoal no Facebook. A informação é da BBC Brasil.

Segundo Morais, ele ficou sabendo da exoneração pelo Diário Oficial. A demissão foi resultado de ações de bolsonaristas, que teriam registrado reclamações na ouvidoria do Consulado-Geral do Brasil em Sydney.

“Uma amiga me ligou e disse que havia uma publicação no Diário Oficial anunciando a minha exoneração. Não houve uma troca de e-mails, um telefonema, uma chance para que eu oferecesse o contraditório”, afirma. O cargo de cônsul honorário costuma ser ocupado por pessoas que não são diplomatas ou servidores públicos, de forma voluntária – caso de Morais.

O motivo foi que o ex-cônsul, que é advogado, dizia em sua página nas redes sociais que os diálogos revelados pela Vaza Jato entre o então juiz federal Moro e o procurador Deltan Dallagnol, divulgados pelo The Intercept desde o mês passado, não seriam aceitas em um país como a Austrália porque “não é saudável para a democracia que um juiz fale com o promotor – se quiser falar com o promotor, não seja o juiz do caso”.

“Usei aquele emoji que mostra uma pessoa com a mão na testa, sabe? Eu não julguei o Moro, só disse que não é saudável um juiz fazer isso. Inclusive eu fui um dos caras que sempre bateram palma para a Lava Jato”, relatou Valmor.

Ele relatou ainda que a postagem levou o embaixador brasileiro no país, Sergio Bath, a ligar para ele pedindo que evitasse expressar opiniões pessoais na redes.

“O embaixador me ligou no começo da semana e perguntou se estava ocorrendo algo em Brisbane (capital de Queensland, onde funciona o consulado-honorário). Ele me perguntou se havia alguma movimentação estranha. Eu falei que um post que coloquei no Facebook causou alvoroço. Ele me pediu para evitar expressar opinião. Eu apaguei o meu post sobre Moro e fiz uma nova publicação dizendo que não aceitaria pessoas me xingando no meu perfil pessoal. Não posso tolerar essas coisas, que eles expressem sua raiva em outro lugar”, diz.

Artigo anteriorDeltan usava o Telegram para discutir, enviar e receber anexos de delação
Próximo artigoBolsonaro acusa Míriam Leitão de mentir sobre tortura e de ter participado de guerrilha