EFE – A subsecretária de Estado para Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos, Kimberly Breier, renunciou nesta quinta-feira (9) ao cargo sem citar as razões da decisão.
Em mensagem no Twitter, a diplomata, responsável por assuntos de América Latina no Departamento de Estado dos EUA, agradeceu ao presidente Donald Trump e ao secretário de Estado, Mike Pompeo, “pela oportunidade de servir” ao país na função.
Breier, de 46 anos, fez parte do Conselho de Segurança Nacional no mandato de George W. Bush (2001-2009), no qual analisou relatórios da Agência Central de Inteligência (CIA) sobre a América Latina, e se juntou ao governo Trump em 7 de novembro do ano passado.
Segundo funcionários anônimos ouvidos pelo portal de notícias “Politico”, a renúncia de Breier se deve, principalmente, a questões familiares, mas uma fonte afirmou à publicação que ela tinha divergências com Trump nos campos de migração e comércio.
O jornal The Washington Post, por sua vez, disse que Breier fez algumas objeções ao recente acordo pelo qual a Guatemala terá que abrigar migrantes de outros países, principalmente de El Salvador e Honduras, enquanto tramitam pedidos de asilo nos EUA.