Imóveis com até 50 metros quadrados protagonizam o setor imobiliário de Manaus

Por Gregório Romeiro – Quando falamos de grandes cidades para se viver no Brasil sempre lembramos das capitais, principalmente sul e sudeste. Cidades como Manaus e Belém costumam ser esquecidas, mas são importantes centros empresariais e industriais que movimentam a economia do país.

A capital amazonense, por exemplo, é berço de um dos mais importantes centros industriais do país, o Polo Industrial de Manaus (também conhecido como Zona Franca de Manaus ou apenas pela sigla ZFM), responsável pela fabricação de diversos produtos que são distribuídos e vendidos ao longo do território nacional.

Mas não podemos falar apenas da parte industrial, que apesar de importante, não é o principal fator que faz desta cidade famosa. Viver na cidade de Manaus é viver no coração da floresta amazônica, rodeado pela natureza e pelas espécies de animais exóticas. É a mistura do urbano e do verde, juntamente com o rio Amazonas.

Já pensou em morar em uma cidade com oportunidades de emprego, mas com foco no ecoturismo e na natureza? Já pensou em viver em uma cidade onde é verão o ano todo? A capital amazonense pode ser o lugar ideal. Se você quer conhecer uma cidade nova ou se você já tem planos para se mudar para Manaus mas quer saber um pouco mais deste lugar com belas paisagens e ótimas oportunidades imobiliárias, nós contamos a seguir.

Como é morar em Manaus?

A cidade Manaus é a capital do estado do Amazonas que está localizado na região norte do país. O estado é mais popular por abrigar a maior parte da floresta amazônica, mas não é apenas da flora e fauna que vive esta cidade localizada no coração da floresta. Manaus é o principal centro mercantil, financeiro e corporativo de toda o norte brasileiro, além de ser a cidade amazonense mais populosa. Na cidade está sediada o INPA (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia), principal centro de estudos científicos do bioma, além de assuntos internacionais e sustentabilidade relacionados à Amazônia.

Mas quais as vantagens de se morar em Manaus? Listamos alguns motivos:

Beleza natural e turismo – Localizada no coração da floresta amazônica, já é de se esperar que a cidade esteja cercada por belezas naturais e apesar de ser uma metrópole, o urbano mescla com a natureza e o ar puro é predominante. É uma alternativa para quem deseja viver em uma cidade grande mas com contato direto com o verde.

Se você é ligado ao ecoturismo ou gosta de esportes, a cidade possui diversas atrações para seus moradores mais ativos e radicais, como passeios pelo Rio Negro e Rio Amazonas.

Um cenário muito usual é animais e aves andando livremente pela cidade já que a floresta ao redor concentra a maior biodiversidade do planeta. Moradores e animais convivem de forma saudável à margem do rio Amazonas.

Qualidade de Vida – Quando perguntamos qual o lugar ideal para se viver, muitos respondem prontamente que deve ser uma cidade com qualidade de vida. Manaus está na lista das 130 melhores cidades no mundo para se viver e no ranking de cidades brasileiras, ocupa a 4ª posição.

A colocação fica por conta dos índices positivos na saúde, transporte público, educação, infraestrutura e claro, meio ambiente. Os residentes encontram um município que atende todas as suas necessidades e ainda proporciona uma vida com tranquilidade.

Turismo – Aqui se encontra o ponto de partida de turistas querendo conhecer e desbravar a floresta amazônica. Pessoas de todas as partes do mundo chegam até Manaus querendo contato com a natureza e viver experiências que só a região proporciona. O ecoturismo é muito forte, mas outros pontos turísticos também se destacam, como o Teatro Amazonas, tombado como patrimônio histórico nacional, e o bairro Ponta Negra, com a tradicional culinária do estado.

Arquitetura – A cidade de Manaus possui uma beleza arquitetônica que é pouco referenciada. A parte histórica possui uma arquitetura que remete às riquezas do Ciclo da Borracha em contraponto aos prédios modernos e bem estruturados, como no bairro nobre de Ponta Negra. Muitos empreendimentos novos estão despontando no mercado imobiliário, uma oportunidade para quem quer encontrar apartamentos em Manaus.

Clima – Para quem gosta de dias quentes e chuvas, a cidade é a escolha perfeita. Com calor o ano inteiro e umidade característica da Amazônia, a temperatura durante o ano fica entre 24 °C e 33 °C.

Crédito da imagem: Unsplash

O setor imobiliário de Manaus

Não é novidade para os brasileiros atentos à economia que o país está passando por uma boa fase, com aquecimento de vários setores e o mercado imobiliário está inclusivo. Depois de um longo período de crise econômica, o Brasil começa a se reerguer e o momento fica favorável novamente para pessoas que desejam investir. No Amazonas também não é diferente, sendo um momento muito propício para encontrar imóveis em Manaus, seja como um investimento seguro, ou para morar.

Dentre as opções de imóveis para investir, aqueles com até 50 metros quadrados estão se destacando. Jovens que desejam conquistar o primeiro apartamento próprio ou recém-casados que procuram por um imóvel para iniciar uma nova fase da vida, encontram em pequenos apartamentos a opção ideal, tanto na estrutura compacta mas que atende bem às necessidades dos moradores, quanto pelo lado financeiro. Apartamentos com 1 quarto em Manaus estão ganhando protagonismo no mercado imobiliário justamente por se encaixarem no orçamento e renda destas pessoas.

É importante também pontuarmos a queda da taxa SELIC nos últimos anos, facilitando o surgimento de oportunidades financeiras no cenário atual. A SELIC é decisiva para empréstimo de bancos aos seus consumidores, logo, quanto mais baixa a taxa, mais facilidade no consumidor de conseguir um empréstimo com instituições financeiras. A queda da taxa representa oportunidade de investimento imobiliário.

Agora que você conhece as vantagens de escolher Manaus para investir ou residir e também já está por dentro do aquecimento imobiliário da cidade, quer conhecer mais sobre o setor em outras regiões do país? Fique por dentro das últimas notícias, novidades, dicas e os melhores artigos do mercado imobiliário assinando a nossa Newsletter. Não fique de fora e receba os melhores textos diretamente no seu e-mail.

Artigo anteriorCinco planetas poderão ser vistos a olho nu neste domingo
Próximo artigoMinistro da Educação diz que testou positivo para coronavírus