Cerca de 40 detentos do regime semi-aberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Conpaj), resolveram na tarde deste sábado, 13, desenfastiar fora da cadeia e passar o final de semana bem longe do presídio. É mais uma fuga das tantas contabilizadas pelo governo José Melo-Omar Aziz, responsável pela crise do combalido sistema de segurança pública no Amazonas.
De acordo com os próprios policiais de plantão, no Compaj se brinca de fazer segurança. Os presos, segundo eles, fogem a todo hora e vão para Manaus, assaltam e voltam.
Esses mesmos policiais garante que no Compaj, pela guarita dos fundos, por onde aconteceu a fuga da tarde deste sábado, até um deficiente físico fugiria ou uma criança de 10 anos.
No dia 26 de julho, seis detentos fugiram do Compaj, entre eles, Gelson Lima Carnaúba, o “Cabeça”, um dos líderes da facção criminosa Família do Norte (FDN), que comanda o tráfico de drogas em Manaus.
“Zé Roberto da Compensa” e “João Branco”, ambos líderes da FND, também, fugiram do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Conpaj).