Tororó inaugura UBS Fluvial e diz a saúde não é privilégio mas um direito de todos

O prefeito de Manacapuru, Jaziel Nunes de Alencar Tororó (PMDB), inaugurou, sexta-feira, 01, à noite, a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), Catarina Brota, destinada a proporcionar com eficiência e excelência de resolutividade, cobertura na área de saúde às comunidades localizadas nas calhas do Solimões e do rio Manacapuru, que ainda não são atendidas pelo sistema.

De acordo com estimativas do prefeito, a UBSF Catarina Brota atenderá em torno de seis mil pessoas com os serviços de atenção médica, odontológica, social e laboratorial.

UBS FLUVIAL3

“A unidade UBSF nada mais é do que um hospital fluvial, criado para permitir acesso ao serviço de saúde às comunidades mais longínquas e de difícil acesso do município. É uma solução imediata e eficiente de levar a Atenção Básica às comunidades localizadas na costa do Laranjal, lago do Calado, lago do Miriti, ilha do Marrecão, Butija, costa do Pesqueiro, Canabuoca 2, Iauara, entre outras regiões de difícil acesso”, explica o prefeito. “Saúde não é privilégio, mas um direito de todos”, completa.

UBS FLUVIAL2

Com investimentos do Ministério da Saúde da ordem de R$ 1,7 milhão, a embarcação contará com equipes formadas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, técnico bucal, bioquímico e técnico de laboratório.

A UBSF dispõe de consultórios médico, de enfermagem e odontológico; ambiente para armazenamento e dispensa de medicamentos; laboratório; sala de vacina; banheiros; expurgo; cabines com leitos em número suficiente para toda a equipe; cozinha; sala de procedimentos; identificação segundo padrões visuais da Saúde da Família, estabelecidos nacionalmente.

CRECHE

Ainda na sexta-feira, Tororó inaugurou a Creche Antônia Maciel, localizada no bairro do Biribiri. A creche foi entregue toda climatizada e equipada para atender com dignidade as crianças do bairro.

UBS FLUVIAL2 UBS FLUVIAL3

 

Artigo anteriorMatador do sargento PM é preso em Manacapuru no bairro da Liberdade
Próximo artigoEmbarcação naufraga próximo a Itacoatiara; duas pessoas estão desaparecidas