Em torno de 1,5 mil alunos da rede municipal de educação, de 66 escolas, disputarão entre os dias 19 a 28 de setembro, 11 modalidades coletivas e individuais, que fazem parte da 18ª edição das Municipíadas/2015, o maior evento esportivo escolar do município de Manaus. A cerimônia de abertura aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17, no Clube do Trabalhador (Sesi), na zona Leste. Os jogos das escolas municipais têm como tema ‘Cultura de Paz e Solidariedade: construindo uma sociedade onde todos têm o direito de aprender’.
Para a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, as Municipíadas tem o papel importante de trabalhar o lado cidadão dos alunos por meio do esporte. Na ocasião, a secretária realizou o lançamento do projeto ‘Transforma’, que vai discutir em todas as 501 escolas da Semed, durante as aulas de educação física, os valores e os princípios que são disseminados pelo movimento olímpico no mundo inteiro, trabalhando todas as modalidades do esporte olímpico durante as aulas.
“Com isso, estamos reforçando a ideia de que o esporte não é um apêndice da educação, ele é peça fundamental porque eleva a autoestima, a capacidade de trabalhar em equipe, de serem mais solidários, fraternos e disciplinados. Vamos trabalhar, principalmente, esses valores com os alunos das séries finais, com quem temos os maiores desafios de lidar e implantar os nossos programas”, informou.
As atividades das Municipíadas serão realizadas em sete pontos diferentes da cidade: nas escolas municipais Carlos Gomes, Waldir Garcia, Madalena Corrêa, no Clube Municipal, no Colégio Militar da Polícia Militar, na Vila Olímpica de Manaus e na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).
De acordo com um dos coordenadores do evento, Zacarias Lopes, esta é a fase final dos jogos olímpicos municipais, denominada de Municipíadas, iniciados com a seletiva de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed, nas modalidades futebol, futsal, vôlei, vôlei de praia, jiu-jitsu, handebol, queimada, xadrez, tênis de mesa, atletismo e judô, que aconteceram nos meses de junho a agosto, envolvendo ao todo mais de 4,5 mil alunos.