Abertura dos jogos olímpicos reúne 1,5 mil estudantes no Clube do Trabalhador

Em torno de 1,5 mil alunos da rede municipal de educação, de 66 escolas, disputarão entre os dias 19 a 28 de setembro, 11 modalidades coletivas e individuais, que fazem parte da 18ª edição das Municipíadas/2015, o maior evento esportivo escolar do município de Manaus. A cerimônia de abertura aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17, no Clube do Trabalhador (Sesi), na zona Leste. Os jogos das escolas municipais têm como tema ‘Cultura de Paz e Solidariedade: construindo uma sociedade onde todos têm o direito de aprender’.

Para a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, as Municipíadas tem o papel importante de trabalhar o lado cidadão dos alunos por meio do esporte. Na ocasião, a secretária realizou o lançamento do projeto ‘Transforma’, que vai discutir em todas as 501 escolas da Semed, durante as aulas de educação física, os valores e os princípios que são disseminados pelo movimento olímpico no mundo inteiro, trabalhando todas as modalidades do esporte olímpico durante as aulas.

“Com isso, estamos reforçando a ideia de que o esporte não é um apêndice da educação, ele é peça fundamental porque eleva a autoestima, a capacidade de trabalhar em equipe, de serem mais solidários, fraternos e disciplinados. Vamos trabalhar, principalmente, esses valores com os alunos das séries finais, com quem temos os maiores desafios de lidar e implantar os nossos programas”, informou.

As atividades das Municipíadas serão realizadas em sete pontos diferentes da cidade: nas escolas municipais Carlos Gomes, Waldir Garcia, Madalena Corrêa, no Clube Municipal, no Colégio Militar da Polícia Militar, na Vila Olímpica de Manaus e na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

De acordo com um dos coordenadores do evento, Zacarias Lopes, esta é a fase final dos jogos olímpicos municipais, denominada de Municipíadas, iniciados com a seletiva de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed, nas modalidades futebol, futsal, vôlei, vôlei de praia, jiu-jitsu, handebol, queimada, xadrez, tênis de mesa, atletismo e judô, que aconteceram nos meses de junho a agosto, envolvendo ao todo mais de 4,5 mil alunos.

Artigo anteriorAbatedouro de aves é interditado por falta de higiene sanitária
Próximo artigoDecisão sobre fim de doações de empresas vale para próxima eleição municipal