Abrigo do Governo do Amazonas recebe mais 21 pessoas em situação de rua

Após passarem por triagem, mais 21 pessoas em situação de rua foram acolhidas nessa quarta-feira (12/05) no Abrigo Emergencial Temporário, montado pelo Governo do Amazonas, para proteger esse público da infecção pelo novo coronavírus, causador da Covid-19. O espaço aberto no dia 25 de fevereiro de 2021 é coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e conta atualmente com 55 abrigados.

A proteção da população em situação de rua foi uma das determinações do governador Wilson Lima. Segundo a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, desde que assumiu a pasta, em janeiro deste ano, buscou cumprir o pedido do chefe do poder executivo estadual.

“O governador vem mostrando durante todo o seu mandato a preocupação com a população que mais necessita no estado. Com a pandemia, as políticas públicas de assistência social e de direitos humanos tomaram novas proporções, para que públicos em vulnerabilidade social conseguissem ter acesso às ferramentas do Estado para se proteger”, disse Mirtes.

Entenda – Antes do acesso ao Abrigo Emergencial, as pessoas em situação de rua passam por testes rápidos para Covid-19, HIV (vírus causador da Aids) e tuberculose, realizados por equipe do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e também pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). A triagem ocorre na sede da Organização da Sociedade Civil (OSC) Comunidade Católica Nova e Eterna Aliança, rua Visconde de Mauá, 339, Centro de Manaus.

Ainda sobre a triagem, o diretor do Departamento de Promoção e Defesa de Direitos da Sejusc, Rafael de Moraes, explicou que, após a coleta, é preenchida a ficha social com os dados do solicitante, e ele é informado sobre as regras de convivência do abrigo. Caso aceite e não teste positivo para o novo coronavírus, deve assinar um termo de comprometimento, recebendo então uma fita azul, que garante a entrada no local. Em seguida, ele é levado até o espaço em um ônibus, cedido pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).

Informações adicionais – O Abrigo Emergencial Temporário possui capacidade para atender até 150 pessoas da população em vulnerabilidade, e funciona 24 horas com oito estruturas de tendas, abrangendo 800m². O abrigo segue os protocolos de segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde e por organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

No local, os acolhidos contam com dormitórios, refeitórios e banheiros, recebem seis refeições diárias e têm acesso a atividades culturais, palestras, atendimento psicossocial, além de acesso à documentação civil. As atividades são realizadas por servidores do corpo técnico da Sejusc e por OSCs que atuam no espaço.

Artigo anteriorComitiva de Rondônia faz visita institucional ao sistema penitenciário do Amazonas
Próximo artigoEscolas da rede estadual promovem atividade on-line de combate ao racismo