247 – A decisão de determinar ao Coaf que lhe fornecesse acesso a todos os relatórios de inteligência financeira elaborados nos últimos três anos fez com que Dias Toffoli entrasse em zona de colisão com o goveno e parlamentares. 40 senadores alinhados ao lavajatismo anunciaram que vão retomar a negociação para instalar a CPI da Lava Toga.
A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que “senadores lavajatistas vêm, desde o início do ano, tentando instalar a CPI. No entanto, para evitar uma crise institucional, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), conduz a questão em banho-maria. A relação dos parlamentares com Toffoli se desgastou mais um pouco na semana passada, quando o voto do presidente do Supremo foi decisivo para barrar a prisão após condenação em segunda instância —levando à soltura do ex-presidente Lula (PT).”
A matéria ainda acrescenta que “este grupo do Senado, que havia começado a semana com 43 apoiadores declarados a uma PEC (proposta de emenda à Constituição) para reverter a decisão do STF, chegou a esta quinta-feira informando ter agora 48 nomes, um a menos que o necessário para aprovar, na Casa, alterações na Constituição.”