O deputado Adjuto Afonso (PP) encaminhou requerimento nesta terça-feira, 1º de setembro, à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), solicitando que seja enviado ao Ministério da Justiça documento pedindo providências quanto à segurança no combate aos crimes de pirataria que vem acontecendo nos rios do Amazonas.
Adjuto Afonso destaca no documento a importância do corredor de navegação para o desenvolvimento social e econômico do Estado do Amazonas, em especial a hidrovia do rio Madeira, via navegável para o transporte de combustível que sai de Manaus para os Estados de Rondônia, Acre e Noroeste de Mato Grosso. “É um cenário deslumbrante, mas que revela inúmeros problemas quanto à segurança para todos que precisam utilizar essa via de transporte. Virou rotina a ocorrência de assaltos às embarcações, que ameaçam os passageiros, bem como ocasiona enormes prejuízos como assalto às cargas transportadas”.
No documento ressalta que a ausência de medidas quanto à segurança propicia tais acontecimentos, sendo o combustível o produto mais visado, tornando-se uma cadeia viciosa, que passa a ser utilizado como moeda de troca para prática de outros crimes, como por exemplo, manter o funcionamento de garimpo ilegal no leito do Madeira, fomento à prostituição infanto-juvenil, dentre outros.
O deputado Adjuto Afonso é um ferrenho defensor da criação de normas para navegação nos rios do Amazonas, e já pediu apoio dos demais parlamentares para que a Aleam receba debates sobre o tema, discutindo com representantes de sindicados de armadores, de marinheiros fluviais, órgãos oficiais de fiscalização da navegação e outros trabalhadores e usuários deste meio de transporte. “As nossas estradas são os rios, e precisamos estabelecer suas normas de tráfego”, destacou Adjuto, à época.