Adjuto Afonso destaca prejuízos da vazante nas calhas do Juruá, Purus e Madeira

Parlamentares do Amazonas demonstram preocupação com o período da seca que afeta o interior do Estado, precisamente as calhas do Juruá, Purus e Madeira. O deputado Adjuto Afonso, que nasceu em Pauini (a 915 km), na Calha do Purus, já viveu de perto o problema e sabe dos prejuízos que estão por vir. Ele comentou em entrevista à TV Aleam que o novo governo, que vai assumir em breve, já inicia o mandato enfrentando a situação da vazante, e cobra uma política de desenvolvimento para o interior.

“Estou buscando informações da minha área, que é o Purus, já tem alguns municípios, como Boca do Acre, Canutama, Lábrea e Pauini, que as prefeituras já colocaram em estado de alerta. A seca é a mesma coisa que a cheia, quando é grande as pessoas perdem a produção. É preciso que o governo crie através da Defesa Civil uma ajuda a esses municípios, seja com recursos para as prefeituras ou seja o próprio governo com a Defesa Civil levando cestas básicas para as famílias que ficam sem acesso. Esse novo governo que vai assumir já vai enfrentar isso aí, já tem que entrar com uma estratégia”, disse Adjuto Afonso.

O parlamentar salientou, ainda, que o Estado necessita de uma política de desenvolvimento para o interior, que antecipe ações para amparar as famílias diante desses fenômenos climáticos. “Eu sempre digo que nós temos uma dívida muito grande com o povo do interior. Temos uma economia concentrada em Manaus, a culpa é dos governos que nunca criaram uma política de desenvolvimento para o interior do Estado, diferente, por exemplo, dos nossos Estados vizinhos, do Acre, Rondônia e Pará que tem uma economia diversificada voltada para o interior. Nós temos 95% da economia concentrada e as pessoas que moram no interior não tem nada e sofrem com a seca e a cheia”.

Segundo a mídia local, a Defesa Civil do Amazonas emitiu “Estado de Atenção”, em 11 municípios das calhas do Juruá, Purus e Madeira, por ausência de chuva e diminuição do volume de água nas regiões.

Artigo anteriorPrimeiro-ministro do Líbano diz que vitória sobre o EI está próxima no país
Próximo artigoEnvolvido em mais de 60 homicídios, “Mano Kaio” é preso no Rio de Janeiro