Adjuto Afonso participa do 1° Fórum de Deputadas e Deputados Estaduais da Amazônia Legal, em Brasília

Foto: Jessen Peixoto / Unale

Ainda cumprindo agenda em Brasília na terça-feira (18/6), o deputado Adjuto Afonso (União Brasil) participou do 1° Fórum de Deputadas e Deputados Estaduais da Amazônia Legal, evento organizado pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e Parlamento Amazônico, que aconteceu na Câmara dos Deputados. O encontro reuniu autoridades dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, entre senadores e deputados estaduais e federais, e ministros do governo federal.

“Outro evento importante que proporcionou discussões sobre regularização fundiária, infraestrutura e logística, questões ambientais, reforma tributária e medidas para incentivar o setor produtivo nos estados, pautas de fundamental importância para todo o país, assim como o destravamento da produção nos estados da Amazônia. Para nós, da região Norte, com certeza são prioridades, e tanto a Unale quanto a diretoria do Parlamento Amazônico foram muito estratégicos na escolha dos temas”, disse o deputado.

O presidente da Unale, deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT/CE), falou sobre a importância da realização desse encontro para o desenvolvimento e o cuidado com a Amazônia Legal. “Temos feito cada vez mais o fortalecimento da nossa integração regional. Importante que os parlamentares estaduais, as Casas Legislativas e as bancadas federais tenham a oportunidade de saber que o Pacto Federativo está cada vez mais presente nas discussões por parte do Governo Federal. A Amazônia Legal abrange nove estados brasileiros, que possuem a maior riqueza que temos no nosso Brasil, que é a Floresta Amazônica. Estamos aqui para fortalecer a integração entre os estados e as Casas Legislativas”, ressaltou.

Para o presidente do Parlamento Amazônico, deputado estadual Laerte Gomes (PSD/RO), a realização do 1° Fórum de Deputadas e Deputados Estaduais da Amazônia Legal foi extremamente positiva. “As soluções da Amazônia têm que vir da Amazônia. Nosso grito tem que ser ouvido. Nossas questões ambientais, nossas questões sociais, nossos voos, enfim. Estamos aqui para ouvir e também ser ouvidos. Tenho certeza que a imagem da nossa Amazônia depois desse evento vai ser outra”, frisou.

Ainda presentes no evento a ministra do Planejamento e Orçamento da presidência da República, Simone Tebet; o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho; o senador Confúcio Moura (MDB/RO), o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB/RO), o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Marcelo Cruz (PRTB/RO) e o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Francisco Sampaio (Republicanos/RR).

Artigo anteriorEm Brasília, Adjuto Afonso participa de discussão sobre a 27ª Conferência da Unale e a devolução das prerrogativas aos deputados estaduais
Próximo artigoFraport nega que devolverá concessão do Salgado Filho, diz ministro