A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), nesta quinta-feira (31), pedido contra as impugnações de seu registro de candidatura. A defesa pede, principalmente, respeito à manifestação da ONU de não impedir o petista de participar da corrida eleitoral.
O Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), decidiu, há duas semanas, que o Brasil não impeça Lula de concorrer à eleição até que o processo da Lava Jato que resultou em sua condenação transite em julgado.
A candidatura de Lula foi contestada pela procuradora-geral Raquel Dodge, entre outros, porque sua condição jurídica esbarra nas inelegibilidades impostas pela Lei da Ficha Limpa. Ele foi condenado em segunda instância no caso do triplex no Guarujá, cuja posse nunca ficou provada.
Nesta sexta (31), o TSE pode estender a decisão e analisar também a participação de Lula como candidato à Presidência no horário eleitoral gratuito.
A estratégia do PT é explorar politicamente ao máximo a questão da ONU no processo que tramita no TSE. revistaforum.com.br