Agência anuncia progressos em investigação nuclear no Irã

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) informou hoje (21) que houve progressos significativos na investigação que visa a determinar se o Irã desenvolveu um programa nuclear no passado.

“Progressos significativos foram alcançados”, disse aos jornalistas, em Viena, o diretor-geral da agência da Organização das Nações Unidas (ONU), Yukiya Amano, um dia depois de visitar a Base Militar de Parchin, no Irã.

A Aiea e as grandes potências procuram a “possível dimensão militar” do programa nuclear iraniano desde, pelo menos, 2003.

Teerã sempre negou as acusações nesse sentido, afirmando que as suspeitas foram baseadas em documentos adulterados.

A agência deve fazer, em dezembro, um relatório destinado a tirar todas as dúvidas sobre o caso, etapa determinante para um futuro levantamento das sanções internacionais impostas ao Irã. Segundo Amano, há, no entanto, ainda “muito trabalho” a ser feito antes da conclusão da investigação.

Teerã e as grandes potências concluíram, em 14 de julho, em Viena, um acordo histórico destinado a garantir a natureza pacífica do programa nuclear iraniano, em troca da suspensão das sanções.

Artigo anteriorReeleição de Tsipras na Grécia “é notícia preocupante”, diz ministro espanhol
Próximo artigoMinistro alemão propõe que União Europeia retire refugiados nas zonas de crise