A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), começou os preparativos para o “Agosto Dourado”, estratégia que pretende oferecer maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno. Com o mesmo modelo do “Outubro Rosa”, que promove maior visibilidade das ações de prevenção ao câncer de mama, o “Agosto Dourado” é utilizado para chamar a atenção da sociedade para a importância da amamentação.
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que o mês de agosto é marcado pela realização das ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, representando um momento de luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada é utilizada por simbolizar a amamentação como um padrão ouro na alimentação infantil.
“O aleitamento materno tem extrema importância para o crescimento, aprendizado e o desenvolvimento de toda a criança, melhorando a imunidade contra as doenças, mas também trazendo benefícios para a saúde das mães que amamentam. O desafio da Atenção Primária à Saúde é buscar incentivar cada vez mais a amamentação, principalmente, de forma exclusiva, durante os primeiros seis meses de vida da criança”, afirma Homero de Miranda Leão.
No ano passado, o projeto “Agosto Dourado” foi incluído no calendário oficial de eventos do município, depois de aprovação da Lei Municipal nº 1925 de 13 de novembro de 2014. Como acontece todos os anos, o início das ações referentes ao “Agosto Dourado” será realizado de forma conjunta com o lançamento da Semana Mundial de Aleitamento Materno, coordenada pela Semsa em todo o município de Manaus, no período de 3 a 7 de agosto. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Maternidade Moura Tapajóz recebem decoração alusiva à campanha, com laços e adereços dourados para chamar a atenção da população para o Aleitamento Materno.
Este ano, o tema da Semana de Aleitamento Materno será “Amamentação e Trabalho – Vamos Fazer Funcionar!” e foi escolhido pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) – rede mundial de organizações e indivíduos que acreditam que a amamentação é um direito de todas as mulheres e crianças e que se dedicam a proteger, promover e apoiar esse direito.