Aleam aprova emendas do presidente Roberto Cidade à LDO que beneficiam PM, Bombeiros, Mulheres e Agricultores

Por unanimidade, os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas aprovaram as sete emendas apresentadas a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de autoria do Presidente do Poder Legislativo, deputado Roberto Cidade (PV).

Entre as emendas, o destaque foi para a qual autoriza a realização de concurso público para a Polícia Militar do Amazonas e o Corpo de Bombeiros. Mas outras duas também merecem atenção, pois estão ligadas a questões importantíssimas da nossa sociedade. São elas: a que determina a qualificação e inserção de mulheres vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho e uma outra para facilitar crédito a produtores rurais afetados pela enchente.

“É importante estarmos atentos às necessidades da população amazonense e como deputado estadual e presidente da Aleam estarei sempre trabalhando em prol da população. Nossas emendas foram direcionadas as questões extremamente preocupantes na nossa sociedade como, por exemplo, reforçar a nossa segurança”, disse.

Roberto Cidade destacou ainda a necessidade de melhorar o quadro de policiais militares no Estado e no quadro do corpo de bombeiros.

“A Polícia Militar não faz concurso público há 10 anos. Muitas cidades do interior, infelizmente, não têm policiamento suficiente para suprir a demanda da população. Da mesma maneira, o Corpo de Bombeiros não realiza concurso público desde o ano de 2010”, destacou.

Outro ponto relevante é a emenda que garante financiamento com juros diferenciados junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), para produtores rurais afetados com a cheia histórica dos rios Amazônicos deste ano.

Segundo levantamento feito pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), foram registrados prejuízos na ordem de R$ 189 milhões em perdas dos agricultores, especialmente os produtores de bananas, hortaliças, mamão e mandioca, em 25 municípios pesquisados. Os números, segundo o parlamentar, comprovam a importância do auxílio do Estado ao setor.

Mulheres Vítimas de Violência

A casa aprovou ainda a emenda que visa à qualificação e inserção de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no mercado de trabalho.

Segundo Cidade, os números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de violência contra a mulher no período da pandemia do novo coronavírus mostra a necessidade do Poder Público intervir e buscar uma solução.

“No Estado do Amazonas, de acordo com dados da SSP-AM, entre janeiro e fevereiro de 2021 foram registrados 1.023 casos de violência doméstica em Manaus e 73 casos no interior do Estado”, justificou o parlamentar.

Roberto Cidade lembrou ainda que muitos dos casos de violência doméstica e familiar acontecem porque a mulher acaba dependendo financeira e emocionalmente do companheiro. E que, portanto, qualificar e inserir a mulher no mercado de trabalho é garantir uma alternativa a essas mulheres vítimas de violência.

“Qualificar profissionalmente e inserir estas mulheres no mercado de trabalho fará com que adquiram autonomia financeira e vai dar possibilidade de escolha, frente a um possível relacionamento abusivo que venham a ser submetidas”, pontuou.

Cidade comemorou a aprovação das emendas ao orçamento do estado para 2022, previsto em de R$ 21,7 bilhões.

Artigo anterior‘Falta de transparência alimenta desvios de recursos federais’, diz Serafim após operação da PF
Próximo artigoWilson Lima anuncia mutirões Vacina Amazonas em mais três municípios no próximo sábado, dia 17