Alerta de desmatamento na Amazônia salta 34% e é o maior em 5 anos

Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) apontam que os alertas de desmatamento na Amazônia saltaram 34% em 1 ano. O sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo real) indicou que 9.205 km² foram desmatados de 1º de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020, com 45.000 alertas de desmatamento. É o maior número da série histórica, que teve início em 2015.

O mesmo recorte temporal dos 12 meses anteriores (agosto de 2018 a julho de 2019), registrou 6.844 km² desmatados. Em julho de 2020, foram 1.654,32 km² de área florestal degradada. O número representa uma queda em relação ao mesmo mês de 2019, quando a área desmatada foi de 2.255,33 km². No entanto, embora o número tenha diminuído, é o 2º pior julho da série histórica.

O Deter funciona como uma estimativa e avaliação da tendência de desmatamento. É 1 sistema dinâmico de monitoramento por satélite em tempo real. A taxa oficial de devastação é fornecida por 1 outro sistema do Inpe, o Prodes, e será divulgada ao final do ano.

No entanto, segundo o Observatório do Clima, se a variação entre os dados do Deter e os do Prodes ficar na média histórica, serão cerca de 13.000 km² de desmatamento, a maior taxa desde 2006 e 3 vezes mais do que a meta da Política Nacional de Mudança do Clima para 2020. Será também a 1ª vez na história que o desmatamento na Amazônia tem 2 altas seguidas na casa dos 30%.

Desde maio deste ano, a Operação Verde Brasil 2 realiza ações para fiscalizar e coibir crimes ambientais na área da Amazônia Legal. Na última semana, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, acompanhou uma ofensiva contra o garimpo ilegal na região da Terra Indígena Munduruku, no oeste do Pará.

O ministro tenta mitigar os efeitos negativos de sua fala em reunião ministerial em abril. Na ocasião, Salles disse: “Precisa ter 1 esforço nosso aqui enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só fala de Covid e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas“.

A declaração teve grande repercussão negativa. O governo Bolsonaro sofre pressão nacional e internacional para fiscalizar e combater crimes ambientais.
Fonte/Poder 360

Artigo anteriorCongresso Nacional decreta luto oficial pelas 100 mil mortes causadas pela Covid-19
Próximo artigoBolsonaristas ignoram origem dos cheques de Queiroz e dizem que valores eram irrelevantes