Aluna de escola da zona rural de Manaus é classificada para segunda fase da Olimpíada Brasileira de Informática

A aluna Emily Padron, 10, do 5º ano, foi classificada para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Estudante da escola municipal Ester, no quilômetro 8 da BR-174, zona rural da cidade, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), Emily concorre na modalidade de iniciação nível Júnior, referente ao 4º e 5º anos do ensino fundamental.

A OBI é promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), organizada nos moldes de outras olimpíadas científicas brasileiras, como as de Matemática, Física e Astronomia. O objetivo é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica contemporânea, nesse caso a ciência da computação, por meio de um conjunto de etapas com atividades e desafios que despertam a criatividade, a engenhosidade e uma saudável dose de competição.

O coordenador do Centro de Tecnologias Educacionais (CTEs) da escola Ester, Eumar Nascimento, disse que a unidade de ensino criou uma metodologia específica para ajudar os alunos.

“Para preparar os alunos, nós criamos nossas próprias oficinas, que eram muito práticas e direcionadas para as questões da OBI. Além das questões, realizávamos desafios, onde eles tinham um tempo de 24 horas para responder, junto com os esquemas que eles criaram para chegar à conclusão. Para a última fase da Olimpíada, iremos nos preparar ainda mais”, informou o coordenador.

A escola Ester, que está em reforma e onde as aulas acontecem de forma remota, conta com 270 crianças da educação infantil e ensino fundamental do 1º ao 5º ano.

Apoio

A gestora Naomi Hattori falou sobre a classificação da aluna e sobre o apoio que a unidade de ensino recebeu. “Nós estamos muito orgulhosos da classificação da Emily para a fase nacional. Mesmo com a nossa escola em reforma, as atividades não pararam e para isso contamos com o apoio da escola Maria Leide por proporcionar que pudéssemos usar o Telecentro”, disse Naomi, que também contou que a escola presenteou Emily com um tablet.

”A Emily estuda na escola desde o 1º ano, todos nós ficamos muito felizes com a classificação dela e resolvemos presenteá-la com um tablet para incentivá-la ainda mais”, completou a gestora.

Para Emily, a classificação foi uma grande surpresa, mas, com a ajuda do professor e o apoio da mãe, conseguiu alcançar o resultado.

“Eu fiquei muito contente, satisfeita, eu não esperava conseguir essa classificação, porque as questões de lógica são bem difíceis e exigem muita concentração. Eu me preparei melhor na primeira fase, a segunda foi mais complicada, porque também tive muitas atividades da escola, mas o meu professor me orientou bastante, assim como a minha mãe, que sempre me incentiva nos meus estudos”, pontuou aluna.

Etapas

A Olimpíada ocorre em três fases, a primeira foi em junho (nível municipal); a segunda, em agosto (estadual), e a terceira, nacional, que deve acontecer em outubro. As provas são realizadas de forma on-line, com duração de uma hora, com 20 questões de raciocínio lógico.

Artigo anteriorGoverno do Amazonas amplia oferta de curso gratuito de espanhol para alunos da rede estadual
Próximo artigoNamorada de José de Abreu faz tatuagem para o ator: “Meu amor chegou”