Alunos da rede estadual de Careiro da Várzea apresentam musical “Vozes da Várzea”

Mais de 350 pessoas participaram do 5° “Vozes da Várzea”, evento cultural de música desenvolvido por escolas da rede estadual do Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus), que aconteceu na noite desta sexta-feira, 04/08. Nesta edição, foi realizado na Escola Estadual (EE) Tibúrcio Alves Mogeiro e contou com 36 apresentações de estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da Coordenadoria Regional de Educação do Careiro da Várzea, desde 2016, a disputa envolve seis escolas da rede estadual do município. Durante o primeiro semestre do ano letivo, as próprias unidades de ensino realizam as seletivas, que definem representantes a se apresentarem no grande dia do evento.

“Em nossas visitas técnicas de rotina, sempre observamos vários alunos talentosos para a música. Então decidimos, lá atrás, organizar um festival que pudesse oportunizar esses estudantes e que também envolvesse toda a comunidade escolar”, destacou o coordenador da Coordenadoria Regional de Educação de Careiro da Várzea, Sebastião Holanda.

Desde a primeira edição, o “Vozes da Várzea” já demonstrou ser um sucesso no município. Atualmente, a coordenadoria disponibiliza uma banda com instrumentistas para os treinos e ensaios dos participantes, além de promover o transporte dos estudantes, que muitas vezes moram em comunidades afastadas da sede do município.

“Costumo dizer que temos uma ‘pequena grande’ equipe, que sempre realiza uma força-tarefa para possibilitar essa iniciativa que já se tornou fixa em nosso calendário escolar. Contamos com o apoio da Secretaria de Educação, das escolas, dos pais e/ou responsáveis, dos integrantes da coordenadoria e dos amigos dos amigos que fazem de tudo para o projeto acontecer”, compartilhou Laryssa de Souza, assistente técnica da coordenadoria Regional de Educação do Careiro da Várzea.

Comunidade do Parauá em festa

Todos os anos, é selecionada uma unidade escolar diferente para recepcionar os participantes do “Vozes da Várzea”. Nesta edição, a EE Tibúrcio Alves Mogeiro, localizada na Comunidade do Parauá, foi a escolhida para receber os estudantes. A comunidade é o distrito mais distante, dentre todos, da sede do município.

A distância não foi impeditiva para os alunos, que vieram empolgados para o que eles consideram ser um dos maiores eventos do calendário escolar. Para a dupla Dudu e Daniel, alunos da Escola Estadual Vital de Andrade Brandão, o importante foi participar da festa.

“A gente mora na comunidade do Curari Grande, que fica há umas 3 horas de lancha daqui. Nos divertimos muito hoje”, disse Daniel Aquino, de 11 anos. A dupla ficou em terceiro lugar na categoria música secular, para alunos do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano), com a música “Sinônimos”, do artista Zé Ramalho.

Já para a vencedora da categoria música secular para alunos do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano), a estudante Francisca Alves, 14, o evento vai ficar na lembrança.

“Eu não esperava vencer. Só participei porque meus professores insistiram, então vim. É uma alegria muito grande representar a minha escola e sair daqui com o primeiro lugar. Vou guardar esse momento para sempre”, ressaltou a aluna, que cantou e dançou a música “Chorando se foi”, no ritmo da Lambada.

União

A 5ª edição do “Vozes da Várzea” reuniu mais de 350 presentes na EE Tibúrcio Alves Mogeiro, entre alunos, familiares, gestores, professores e visitantes, todos membros que compõem a comunidade escolar.

“Esta festa cresceu muito. Parabenizamos a todos que fazem isso daqui acontecer, porque é a cultura prevalecendo. Aos alunos, que apresentaram de maneira brilhante, pedimos que continuem. Não existem limites para o talento de vocês”, finalizou a supervisora das escolas estaduais da Calha da Juruá, no Gabinete do Interior da Secretaria de Educação, Elani Negreiros.

Artigo anteriorCentro de Mídias de Educação do Amazonas vence prêmio nacional de educação promovido pelo YouTube e Unesco
Próximo artigoRaiff Matos se coloca contra a liberação do porte de drogas durante Plenária na CMM