Alunos da rede estadual participam de projeto que visa aproximar estudantes e Justiça do Trabalho

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, a convite do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), participou da organização do projeto itinerante “A Difícil Arte de Julgar – A Educação de Mãos Dadas com a Justiça”.  A iniciativa, que busca aproximar a sociedade civil à rotina de atuação do TRT-11,  foi lançada nesta sexta-feira (16/06), com a participação de estudantes de escolas da rede estadual do Amazonas.

Na ocasião, mais de cem alunos do Ensino Médio, de seis escolas da rede estadual, participaram da atividade, que contou com uma peça teatral desenvolvida por estudantes da Escola Estadual (EE) Governador Melo e Póvoas. Com o tema “Elogios no trabalho: exagero ou assédio sexual?”, a encenação propôs a reflexão sobre o assédio sexual e moral.

Além da peça teatral, o evento também contou com a simulação de uma audiência trabalhista, com a presença de advogados e a participação interativa dos alunos, que decidiram sobre o processo fictício encenado na peça. Presente no evento, a secretária de educação Kuka Chaves destacou a parceria entre a Secretaria de Educação e o TRT-11.

“Quando se muda a vida de um estudante, muda-se a vida de uma família inteira. Eu não consigo imaginar a prosperidade da sociedade civil sem haver união entre as instituições públicas, por isso buscamos sempre o contato com os órgãos e esse projeto nasce disso”, ressaltou.

As unidades de ensino da Coordenadoria Distrital de Educação 4 (CDE 4) foram as primeiras agraciadas com o projeto, que retorna em agosto com a participação de outras coordenadorias da Secretaria de Educação. O presidente do TRT-11, desembargador Audaliphal Hildebrando, ressaltou que os próximos temas também trarão discussões relevantes.

“Esse projeto também tem o objetivo de  buscar outras maneiras de educar nossos alunos. Ele será permanente, sempre com novos temas relevantes para sociedade, porque julgamos que os estudantes precisam ter conhecimento dos seus direitos e deveres, e saberem buscar a Justiça quando necessário”, afirmou.

Preparação

Responsáveis pela encenação que protagonizou o evento, os alunos da EE Governador Melo de Póvoas participaram de uma rotina de dois meses de ensaios na própria unidade. A aluna Maria Eduarda Soares, 15, que interpretou a protagonista Sílvia Marinho, profissional de marketing e vítima de assédio no trabalho, contou sobre a experiência de participar do projeto.

“A Sílvia nos ensina que, mesmo se sentindo aflito, fraco, é preciso externar o desconforto. Foi uma honra ter abraçado essa personagem, os traços, as características, as chagas. Tudo me fez refletir que julgar só é possível quando você vive a situação”, destacou.

Artigo anterior“A cirurgia veio na hora certa”, diz filho e paciente idoso atendido na jornada de cirurgias promovida pela Saúde do Amazonas
Próximo artigoProfessor do Cesp/UEA lança livro sobre trajetória da atriz Léa Garcia