Alunos de Itacoatiara participam de programas voltados para o ensino-aprendizagem de matemática

Com o intuito de preparar os estudantes da rede estadual do município de Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus) para olímpiadas, exames e competições de matemáticas, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) realizam todos os sábados, no Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) do município, as aulas do programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) e do Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (Poti).

O PIC e o Poti buscam despertar nos alunos o gosto pela Matemática e aprofundar o conhecimento matemático. O professor de matemática, Walmario Souza de Araújo, explicou sobre a importância da participação dos estudantes nos programas, para o melhor desempenho da aprendizagem e oportunizar a descoberta de alunos que possuem potencial na disciplina.

“Estamos buscando, nas escolas de Itacoatiara, esses alunos que têm essa facilidade em Matemática e vão desenvolver mais ainda suas habilidades de raciocínio lógico. Temos diversos professores de matemática em todos os municípios, que podem entrar em contato e aderir ao programa”, explicou o professor.

Os Programas

O Poti é um programa que oferece para os alunos, do 6° ao 9° ano, do Ensino Fundamental, e do Ensino Médio, um treinamento intensivo e uma preparação voltados para competições de matemática como a Obmep e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

E o PIC permite que os alunos premiados na Obmep com medalhas, ou com menções honrosas, possam entrar em contato com desafios e questões científicas no campo da Matemática, ampliando o conhecimento. Os participantes recebem um incentivo mensal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os dois programas são fornecidos de forma gratuita para todos os estudantes com interesse em participar da Olimpíada de Matemática ou com interesse pela disciplina. As aulas do PIC e do Poti ocorrem aos sábados, das 14h às 18h, nas dependências do Campus da Ufam em Itacoatiara.

Artigo anteriorOlimpíadas Brasileira de Matemática: Alunos da rede estadual realizam 1ª fase nesta terça-feira
Próximo artigoNo Amazonas, estudo investiga potencial anticancerígeno de substância para tratamento de leucemias