Apresentação aberta ao público integra agenda do 4º Encontro de Intérpretes de Dança e faz parte de comemorações pelo Dia Internacional da Dança (29 de abril)
Inspirado no balé russo “Les Noces”, o Núcleo de Dança do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro apresenta neste sábado (29), a partir das 17h, o espetáculo “Bodas”, no Largo de São Sebastião, localizado na rua Dez de Julho, Centro. A apresentação é aberta ao público e faz parte da programação do 4º Encontro de Intérpretes de Dança, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.
Além de “Bodas”, a apresentação no Largo de São Sebastião inclui ainda outras duas coreografias curtas, “1920” e “Presença”, marcando o encerramento das atividades do 4º Encontro de Intérpretes de Dança e também as comemorações pelo Dia Internacional da Dança (29 de abril). A seleção reúne as performances que mais se destacaram na mostra realizada internamente no Liceu Claudio Santoro.
“Bodas” é uma coreografia criada por Eduardo Amaral, a partir da releitura dos movimentos, gestos e afetos de “Les Noces”, balé de Igor Stravinsky e Bronislava Nijinska. A montagem estreou na segunda edição do projeto Conexões em Movimento, em 2016. “Presença”, de Kelson Nunes, e “1920”, de Michel Magalhães, serão apresentadas pelos alunos dos níveis 1 e 2 do Curso de Formação em Dança do Liceu.
Ao todo, a Secretaria de Cultura reúne cerca de 80 dançarinos no Largo de São Sebastião, entre coordenadores e alunos.
De acordo com Baldoino Leite, coordenador artístico do evento, esta é uma oportunidade para os alunos do Claudio Santoro de vivenciar a dança na prática. “Em mostras como essa, a gente ‘abre’ o Núcleo de Dança do Liceu para o público. Em troca, as apresentações são sempre lotadas e com boa aceitação do povo”, disse.