Álvaro Campelo propõe a David Almeida restrição ao número de passageiros no transporte público

Em decorrência do aumento recorde de pessoas infectadas pela segunda onda da Covid-19 no Amazonas, o deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas), enviou ofício ao Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), na tarde da última sexta-feira (8), propondo medidas de restrição ao número de passageiros no transporte público da capital amazonense, enquanto durar a pandemia.

Baseado em dados divulgados pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o parlamentar alerta para o número de passageiros que se aproxima de 300.000 pessoas por dia nos ônibus, mesmo patamar anterior à pandemia, um percentual de 67,6% da média diária de usuários do período de quando não havia isolamento social.

“Temos visto diversos vídeos nas redes sociais, que mostram os usuários, mesmo com máscara, mas totalmente aglomerados. Se temos hoje em torno de 300 mil passageiros por dia no transporte público da cidade e, segundo dados de uma pesquisa americana, cada pessoa tem o potencial de transmitir o vírus da Covid-19 para mais 6, nós estamos falando de um milhão e oitocentas mil pessoas que podem ser infectadas só por causa do transporte coletivo”, afirmou.

Caso a medida seja adotada pela Prefeitura, Álvaro Campelo propôs que os “amarelinhos” possam também ser utilizados para suprir a eventual redução da frota convencional e, com isso, evitar os atrasos das linhas. Além disso, o ofício recomenda a distribuição de álcool em gel na entrada e na saída dos ônibus.

Artigo anteriorEduardo Braga diz não entender aliança do PT com Bolsonaro, destaca UOL
Próximo artigoComissão de Meio Ambiente da Aleam se destaca por adaptação ao ambiente virtual em 2020