Apenas quatro municípios do Amazonas estão regulares com o sistema de controle do Governo Federal

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) fez um levantamento das pendências dos 62 municípios amazonenses junto ao Cadastro Único de Convênios (CAUC) e afirmou, na quarta-feira (25), que apenas os municípios de Amaturá (distante 90 km em linha reta da capital), Careiro Castanho (distante 88 km da capital), Manaquiri (distante 60 km da capital) e Manaus estão com as prestações de contas em dia. Os outros 58 municípios seguem inadimplentes.

“Ontem [24], na parte da tarde, resolvi levantar, junto com a minha assessoria, todos os CAUCs dos municípios amazonenses. Parabenizo os gestores de Manaus, Manaquiri, Amaturá e Careiro Castanho que irão passar os municípios aos futuros gestores sem pendências e com perfeitas condições de assinar convênios com o governo federal”, disse o deputado.

Serafim exibiu, durante sessão híbrida da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta quarta-feira (25), um quadro com o número de pendências que cada município tem em relação ao CAUC. “Os municípios de Atalaia do Norte, Caapiranga, Tonantins, Envira e Itapiranga são os que têm mais pendências, com 9”, afirmou.

O líder do PSB na Casa Legislativa reiterou a necessidade da recriação do Instituto de Cooperação Técnica Intermunicipal (ICOTI), órgão importante para assessoria técnica aos municípios.

“Esse órgão dava assessoria aos prefeitos, municípios e permitia a eles que não vivessem uma situação como essa. Esse órgão foi extinto e nas diversas reformas administrativas, sempre prometeram recriá-lo, porque ele era um órgão importante para ajudar os municípios do ponto de vista administrativo. O que vemos é que a maioria das prefeituras está perdida na burocracia e não conseguem cumprir com as suas obrigações”, concluiu.

Artigo anteriorPrograma Saúde Amazonas é apresentado à gestão do HUGV
Próximo artigoCidade sugere que Estado pague por exames exigidos em concursos públicos à pessoas de baixa renda