Após ameaças de Bolsonaro, PSDB, DEM, PSD, Solidariedade e MDB se mobilizam contra voto impresso

Os partidos PSDB, DEM, PSD, Solidariedade e MDB se juntaram com uma pauta em comum: acabar com a ideia do voto impresso na Câmara dos Deputados. O objetivo é que já no início de agosto, na volta do recesso parlamentar. As informações são da CNN Brasil.

As legendas já eram contra a mudanças, mas foram ainda mais motivadas após as falas do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, na manhã da última quinta-feira (22).

Após uma matéria do jornal O Estado de S. Paulo, o general se posicionou em um evento público e divulgou uma nota. Ele negou que tenha pressionado o presidente da Câmara, Arthur Lira, condicionando a eleição de 2022 ao voto impresso. Ao mesmo tempo, ele se mostrou favorável à mudança.

À CNN Brasil, o presidente do Solidariedade, Paulinha da Força, afirmou que a comissão que analisa a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do voto impresso na Câmara está contra o projeto. Segundo o parlamentar, são 19 votos contrário, entre os 32 membros.

A ameaça de “golpe” de Braga Netto 

O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, mandou um recado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL) no dia 8 de julho: se não houver voto impresso e auditável, não haverá eleições em 2022. O caso foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo o Estadão, o recado foi enviado por meio de um interlocutor. Quando Braga Netto transmitiu o “aviso”, ele estava acompanhado dos chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

De acordo com informações do Estadão, Lira disse a interlocutores que estava preocupado e descreveu a situação como “gravíssima”. O voto impresso ainda não foi votado na Câmara dos Deputados e ainda tramita em uma Comissão Especial, no entanto, partidos do Centrão já concordaram em delibera contra a medida.

O presidente da Câmara entendeu o recado do ministro da Defesa como uma ameaça de golpe e procurou Jair Bolsonaro. Lira teve uma longa conversa com o presidente da República. Segundo o Estadão, Lira expressou a Bolsonaro que não apoiaria nenhuma tentativa de golpe institucional. Ele reforçou a lealdade ao presidente, mas reforçou que não admitiria uma tentativa de golpe.

Bolsonaro, por sua vez, teria dito que nunca defendeu uma tentativa de golpe e reafirmou ter compromisso com a Constituição Federal.

Braga Netto e Lira negam 

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), negou que tenha recebido uma ameaça de golpe do ministro da Defesa, general Walter Braga Netto. Nas redes sociais, ele disse que o povo está interessado em vacinas, à despeito do que sai na mídia. 

Em um evento na manhã de quinta, Braga Netto garantiu que não se comunica com presidentes de outros Poderes por meio de interlocutores e garantiu que as Forças Armadas sempre irão atuar dentro dos limites da Constituição.

“Acredito que todo cidadão deseja maior transparência e legitimidade no processo de escolha de seus representantes. A discussão sobre o voto eletrônico e auditável, por meio de comprovante impresso, é legitima e está sendo analisada pelo Congresso”, completou, ao ler a íntegra de uma nota que, segundo ele, será publicada no site do Ministério da Defesa.

Artigo anteriorIndicações melhoram entendimento com Senado, diz ministro da Economia
Próximo artigoWebinário discute importância da educação física no ano da Olimpíada