Após ataques à sua família, Nicolau apresenta à PF queixa-crime contra Wilson Lima por uso do ‘gabinete de Fake News’   

O candidato ao governo do Amazonas pela coligação ‘Nós, o Povo’ (Solidariedade/PSB), Ricardo Nicolau, apresentou, nesta quinta-feira, 12, uma queixa-crime à Polícia Federal (PF) contra Wilson Lima por uso do ‘gabinete de Fake News’. A medida ocorre após a publicação de um vídeo ofensivo à memória do seu pai, Dr. Luiz Fernando Nicolau, falecido em 2020.

O material circula em grupos de um aplicativo de mensagens que apoiam o candidato à reeleição e traz uma série de informações falsas sobre a história e atuação do médico que salvou milhares de vidas. Na representação, os advogados apresentam provas de que os vídeos com as mentiras contra a família partiram do número do servidor Delson Pessoa Reis, pago com dinheiro público, e assessor direto de Wilson Lima.

Ao apresentar a queixa-crime, Ricardo Nicolau criticou o jogo sujo feito pelo adversário, mas disse que confia na justiça.

“Acabei de sair da Polícia Federal e estou aqui para provar que o autor do vídeo criminoso manchando ao memória do meu pai é Wilson Lima. Meu pai, infelizmente não está mais aqui para se defender, mas eu estou. Meu pai foi um homem honrado e dedicou a sua vida para cuidar das pessoas. Todo mundo conhece a história dele. Wilson Lima, você usou dinheiro público para fazer essa maldade com meu pai. Um funcionário do seu gabinete, pago com dinheiro público, que foi usado para atacar o meu pai e a imagem da nossa família. A nossa campanha está crescendo e vamos ao segundo turno para acabar com essa política suja e tirar do poder gente como você, Wilson Lima”, ressaltou.

Wilson Lima é réu por corrupção no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela compra de respiradores inadequados e superfaturados na primeira onda da pandemia. No ano passado, foi responsável pela crise da falta de oxigênio que matou dezenas de pessoas asfixiadas nos hospitais públicos.

Uma vida marcada pela amor às pessoas 

Dr. Luiz Fernando Nicolau é pai de Ricardo Nicolau e faleceu em novembro de 2020, aos 74 anos. Após mais de quatro décadas dedicadas a trabalhar pelo próximo, deixou um legado histórico na área da saúde médica e hospitalar do Amazonas.

Enquanto ainda estudava medicina na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), era professor em cursos pré-vestibulares e escolas estaduais. Aos fins de semana, dirigia um táxi para complementar a renda. Formou-se médico em 1973, com especialização em neurocirurgia. Passou a integrar a primeira equipe de neurocirurgia da história do Amazonas.

 Em 1976, Dr. Luiz Fernando fundou o extinto Pronto-Socorro e Hospital dos Acidentados. Em 1979, fundou o Hospital Samel e, no ano seguinte, em 1980, inaugurou a instituição filantrópica Sociedade Pró-Saúde ‘Dr. Luiz Fernando’. Ingressou na política partidária em 1986, aos 40 anos de idade, ao ser eleito deputado estadual.

Foi reeleito para o segundo mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) em 1990. Em 1994, Dr. Luiz Fernando foi eleito deputado federal pela primeira vez, dono da segunda maior votação do pleito. Reelegeu-se para o segundo mandato em 1998. Em 2012, assumiu o terceiro mandato na Câmara Federal.

Artigo anteriorPaulo Gustavo será celebrado em exposição artística no Rio de Janeiro
Próximo artigoMP denuncia médicos por negligência com grávida em trabalho de parto no AM; mulher morreu