Após atingir a cota mínima de 12,11 metros, Rio Negro volta a subir, em Manaus

Luzimar Bessa – GDC

Após quatro dias (de 9 a 12 de outubro ) com o nível de 12.11 metros, o Rio Negro voltou a subir 1.oo cm no domingo (13) e mais 1.00 cm, nesta segunda-feira (14). O rio que banha a capital amazonense está marcando 12.13 metros, segundo informações do Porto de Manaus.

No último dia 4 de outubro a cota já havia batido 12,66 metros se tornando a maior seca registrada desde o início da medição em 122 anos. Já na última quarta-feira (9), o nível chegou em 12,11 metros que poderá ser considerado como a pior seca histórica da região, caso não haja uma nova descida.

Os dados atualizados do boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Amazonas ainda devem ser divulgados. O último boletim foi anunciado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) na terça-feira (8). O novo boletim deve mostrar os resultados do monitoramento das estações fluviométricas (nível de chuva nas calhas dos rios) monitorados nas principais bacias da região.

Divulgação: Porto Manaus

Segundo informações do Porto de Manaus, desde o início da vazante, o Rio Negro baixou 14.74 metros. No dia 11 de setembro, a capital amazonense entrou em situação de emergência devido a estiagem. Com informações de D24am.

Artigo anterior’Tiramos do próprio bolso’; professores da rede municipal denunciam desvalorização aos candidatos da chapa Ordem e Progresso
Próximo artigoMotociclista atropela e mata menino de 8 anos em Presidente Figueiredo