Menos de uma semana de declarar guerra à Justiça do Amazonas e divulgar tabela de preços pela morte de autoridades do estado, grupo expressivo de dezenas de pessoas marcharam nesta quarta-feira, 09, sobre a Avenida André Araújo, zona centro sul de Manaus e em frente ao Forum Henoch Reis, reivindicaram o retorno dos narcotraficantes João Branco e Zé Roberto, líderes maiores da facção criminosa Família do Norte (FDN) para os presídios de Manaus.
Com palavras de ordem e faixas nas mãos, os manifestantes – muitos deles com tornozeleiras e pertencentes ao regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) – gritam “mano João Branco, Mano Zé Roberto,estamos lhe esperando! Sua casa é aqui”!
Outros completavam “queremos reivindicar que o nosso irmão venha cumprir a pena no nosso estado”!
Até o final do movimento não houve resgistro de violência.
O traficante João Branco foi condenado a 30 anos e dois meses de prisão pelo assassinato do delegado de Polícia Civil Oscar Cardoso. Tanto ele quanto Zé Roberto cumprem pena no presídio federal de Catanduvas, no Paraná.
Zé Roberto foi denunciado pelo Ministério Público como um dos autores do massacre do Compaj ocorrido no dia Primeiro de Janeiro de 2017.