Atletas do Amazonas conquistam vaga no Pan-Americano de Wrestling no México

Quatro atletas do Amazonas garantiram cinco vagas nos jogos Pan-americanos U-15 do México, após conquistarem a medalha de ouro em suas respectivas categorias, durante a disputa do Campeonato Brasileiro U-15 de Wrestling 2021, que ocorreu em Itabaiana (SE), no sábado (10/7). Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), a equipe recebeu passagens áreas para a competição que a classificou em nível nacional.

“Estamos aqui para fomentar o Alto Rendimento e dedicar um olhar mais sensível aos atletas, que buscam notoriedade nacional e internacional. Nós disponibilizamos 12 passagens aéreas (ida e volta) para quatro atletas juvenis e dois treinadores para a disputa do Campeonato Brasileiro de Wrestling. Tanto que garantimos índices, inclusive, para o Pan-Americano do México”, afirma o diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira.

Medalha de ouro no estilo livre feminino no Campeonato Brasileiro U-15 de Wrestling, categoria até 58 quilos, Laysla Estephany, 15 anos, foi uma das atletas contempladas com a passagem área para Sergipe, onde garantiu a vaga histórica para os jogos Pan-americanos, previsto para outubro na Cidade do México, capital do México.

“Fiquei muito feliz com a ajuda da Faar, pude ir para lá e competir, já que a passagem é muito cara. Graças a Deus, deu tudo certo, fui campeã e agora estou classificada para o Pan-Americano. Vai ser minha primeira viagem internacional. Vou em busca do ouro novamente. A Faar ajuda muito também com os espaços para treinamento como a Vila Olímpica”, relata a lutadora.

Ao todo, o Amazonas garantiu cinco vagas para o Pan: Maik Ibson Almeida, medalha de ouro no estilo greco-romano, categoria até 42 quilos e medalha de ouro no estilo livre masculino, até 44 quilos; Amanda Januário, medalha de ouro no estilo livre feminino, até 36 quilos; Stephanny Envagelista, medalha de ouro no estilo livre feminino, categoria até 66 quilos; e Laysla Estephany, medalha de ouro no estilo livre feminino, categoria até 58 quilos.

“A Faar abraçou a nossa causa e é fundamental essa ajuda nas passagens, pois como a gente sabe, é caro sair do Amazonas para outros estados. Veio em uma ótima hora, pois valia vaga no Pan-Americano e conseguimos classificar uma quantidade boa de atletas. Só felicidade”, comemora Anderson Alves, presidente da Federação Amazonense de Luta-Livre Esportiva e Luta Olímpica (Falle) e técnico da delegação amazonense.

Entre junho e julho deste ano, a Faar já disponibilizou 27 passagens áreas solicitadas pelos profissionais de alto rendimento, entre atletas, técnicos e membros das associações esportivas, com aporte de R$ 36.539,15 ao desporto amazonense. As informações constam no Portal da Transparência do Estado do Amazonas.

Artigo anteriorEm Benjamin Constant, Polícia Militar detém homem por furto em loja
Próximo artigoGoverno do Estado conclui Consultas Públicas do Prosamin+