‘Aulão’: projeto de escola da rede estadual prepara estudantes para vestibulares

Compartilhe:

Com o foco nas aprovações em universidades públicas, os alunos do Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Engenheiro Professor Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizado na zona leste de Manaus, participam, desde 2017, do projeto “Aulão”. A atividade tem como objetivo incentivar e preparar os estudantes finalistas do Ensino Médio para as provas de vestibular, por meio de aulas de reforço direcionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), durante todo o ano letivo.

Desde a implementação do projeto, a unidade escolar já garantiu vaga para aproximadamente 200 alunos. Embora voltada para o Exame Nacional, a iniciativa também tem contribuído positivamente para preparar os estudantes paras as provas do Processo Seletivo Contínuo (PSC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

De acordo com a gestora do Ceti, Amarilis Barroso, o trabalho que a escola desenvolve para o vestibular tem sido bem aceito pelos alunos e tem garantido excelentes resultados para a unidade de ensino. “Este incentivo tem sido de grande valor para os nossos estudantes, tanto que muitos deles estão conseguindo a aprovação nas universidade públicas”, disse a gestora.

Realizado de segunda a quinta-feira, durante todo o ano letivo, o “Aulão” disponibiliza aos alunos conteúdos que caem no vestibular. As aulas são realizadas no período da tarde e abrange os alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

O professor de Geografia Jonatas Menezes afirma que as aulas trazem uma outra perspectiva para os jovens. “Ao chegarem à escola, a ideia de ingressar em uma faculdade é ainda distante ou até mesmo inexistente, e esse projeto traz em sua proposta a oportunidade de se identificar com um outro mundo, esse espaço universitário, que, até pouco tempo, nem era cogitado por esses estudantes”, enfatiza o educador.

A finalista Ana Laíssa conta que, com os conteúdos direcionados para os estudantes do Ensino Médio, o projeto tem tido um impacto bastante positivo. “Sem dúvida, o ‘Aulão’ traz uma nova forma de aprender e debater os assuntos do vestibular, sem contar que nós sentimos a diferença por ser um projeto que prioriza uma maior interação”, conta.

Com o sonho de ser aprovado no curso de Medicina Veterinária, Luidy Martins parabeniza a iniciativa e explica que a atividade é o seu principal método de estudos para ingressar em uma faculdade. “Aqui, tenho a oportunidade direta de adentrar em uma universidade. Além das aulas, temos simulados, reforço, redação e outras atividades que incentivam o nosso aprendizado e, assim, a buscar um retorno positivo para nós, estudantes”, finaliza.

Aprovações – Desde o início das atividades do projeto, o Ceti Eng. Prof. Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo já conseguiu aprovar 207 estudantes na Ufam, UEA e Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

Para o professor Erison Lima, este resultado representa a importância do projeto para estes alunos. “Isso mostra o compromisso não apenas dos estudantes, mas também dos professores que realizam esse trabalho. Nós ficamos muito felizes, e não é só pelo número de aprovados, mas também pela oportunidade de proporcionar a estes alunos uma nova realidade”, conclui.