Autista de 4 anos é fã de Chico Buarque e sonha em conhecer o ídolo

FORTALEZA,CE,BRASIL,19.09.2018: Davi Andrade e Sara Andrade. Davi Andrade, é uma criança de 4 anos e 8 meses de idade, com transtorno de desenvolvimento que compromete as habilidades de comunicação e interação social provocadas pelo autismo. Mesmo com a doença Davi é apaixonado por música, em especial pelo cantor Chico Buarque. (fotos: Tatiana Fortes/ O POVO)

Davi, de 4 anos, tem autismo. Fica vidrado em certos assuntos e Chico Buarque– cantor e composições – tem sido o motivo da “obsessão” dos últimos dias. O artista se apresenta em Fortaleza neste fim de semana (sexta e sábado, 21 e 22) e, desde que viu um outdoor anunciando a apresentação, Davi quase não fala de outra coisa.

O menino quer ir “de calça comprida”, ver Chico passar cantando coisas de amor na turnê Caravanas. Contudo, a família não pode pagar pelos ingressos, que custam até R$ 280 por pessoa. Por isso, foi criada a campanha #ChicoRecebeoDavi, no Instagram. O POVO Online conheceu a criança e torce pelo encontro.
“Ele ama música, faz musicoterapia, e sempre amou Chico Buarque por ‘João e Maria’, ‘Roda Viva’ e ‘A Banda’, principalmente. Ele mesmo busca no YouTube e seleciona essas músicas. A gente sempre estimulou esse bom gosto”, diz a mãe, Carol Andrade.
“Até dormindo ele canta músicas do Chico, porque tá nessa ansiedade de ir ao show. A gente quer muito realizar esse desejo dele, que o encontro aconteça. Seria impactante pra ele, uma emoção que até hoje ele não sentiu”, completa Carol.
O entusiasmo
Com 1 ano e 10 meses, os pais perceberam diferenças no desenvolvimento e aprendizado. Foi quando veio o diagnóstico de autismo.
A mãe conta das terapias e reconhece o quão desafiadora é a educação de Davi. “São necessárias atenção diferenciada e paciência. Após tratamentos, ele é outra criança, mais organizado, mais compreensível”.
A música ajuda na melhoria comportamental dele. Junto da irmã Sara, também de 4 anos, Davi toca violão e canta repetidamente suas músicas favoritas. Davi ouve música na TV de casa; no celular, durante o banho; no rádio do carro. Claro, também há o repertório infantil e até gospel. Mas Belchior, Caetano, Djavan, Ivete Sangalo e, principalmente, Chico não faltam. Fonte/opovo.com.br
Artigo anteriorJudeus contra Bolsonaro no Facebook
Próximo artigoAlexandre Frota condenado por fake news