Bahia confirma primeiro caso de coronavírus, o 9º no Brasil

CARTA CAPITAL –  O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, sendo enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para a contraprova. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído nesta sexta-feira.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, trata-se de um caso importado. “A paciente contaminou-se na Europa e veio manifestar os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Isso é diferente de haver uma contaminação interna no estado e, portanto, todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e Núcleo Regional de Saúde Leste”, afirma o secretário.

A paciente encontra-se em casa, na cidade de Feira de Santana, assintomática, com orientação de permanecer em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato e respiratório. O monitoramento é realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com a vigilância municipal de Feira de Santana.

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, o Brasil monitora 636 casos suspeitos de coronavírus. Entre os outros oito pacientes confirmados, seis são de São Paulo, um do Rio de Janeiro e outro do Espírito Santo. Todos estão em isolamento domiciliar.

Artigo anterior“Cambada de covarde filho da p***”, diz deputado do PSL sobre ala de Bivar
Próximo artigoAGU abre processo contra procurador que chamou Bolsonaro de “cafajeste”