O apoio de Ronaldinho Gaúcho ao deputado federal e candidato a presidência, Jair Bolsonaro (PSL), desencadeou uma reação negativa na seleção espanhola. Dois repórteres do jornal Sport questionaram se o Barcelona deve manter o brasileiro como embaixador mundial do clube após a manifestação política.
O jornalista Ernest Folch escreveu um artigo em que diz “o mundo assiste com preocupação a mais que provável vitória nas eleições brasileiras do candidato Jair Bolsonaro, que deve se confirmar no próximo dia 28 de outubro”. O texto cita que o candidato de Ronaldinho Gaúcho tem simpatia pela ditadura militar e que ficou famoso por suas “terríveis declarações homofóbicas, machistas, racistas e supremacistas”.
Depois de comentar sobre o candidato à Presidência do Brasil, o jornalista afirma que muitos esportistas já declararam seu apoio a Bolsonaro como Felipe Melo, Cafú, Edmundo, Lucas Moura, Rivaldo e o próprio Ronaldinho. O ex-camisa 10 do Barcelona publicou em sua conta oficial do Instagram uma foto vestindo a camisa da seleção com a numeração 17, mesmo número do presidenciável nas urnas.